Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Novo logo do Twitter feito por usuários aposenta passarinho após 17 anos

A rede social de Elon Musk agora é representada por um "X"; a intenção do bilionário é escalar a rede a um superapp, nos moldes do WeChat

Por Larissa Quintino 24 jul 2023, 09h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Os usuários do Twitter amanheceram nesta segunda-feira, 24, com uma mudança e tanto na rede social. Depois de 17 anos, o passarinho — logo da rede social — foi aposentado e trocado por um X estilizado. A ‘aposentadoria compulsória’ ocorreu apenas 24 horas depois do anúncio feito pelo bilionário Elon Musk, que comprou a rede semana passada, e mais uma das mudanças no serviço.

    No final do sábado, Musk convidou seus 149 milhões de seguidores a sugerir um logotipo X, depois escolheu um dos designs e fez dele a nova identidade de marca da empresa no domingo. O X agora é o logotipo da página inicial da plataforma social, a foto do perfil de Musk e também parte das animações de carregamento. Segundo Musk, o novo logo não é definitivo. “Provavelmente mudará depois, certamente será refinado”, afirmou. 

    A insígnia azul do Twitter é conhecida além dos limites da rede social: sites e aplicativos fornecem há anos ferramentas de compartilhamento para tweetar diretamente. A mudança abrupta ocorre quando o Twitter enfrenta declínio de publicidade e um novo rival: o Threads, da Meta, que acumulou 100 milhões de usuários em apenas cinco dias após seu lançamento, no começo deste mês. A estreia do Threads irritou Musk, que acusou oo novo serviço de Mark Zuckerberg de imitação — e motivou inclusive uma luta entre os dois bilionários, que realmente deve ocorrer em um octógono de UFC. 

    Musk comprou o Twitter no ano passado e seus objetivos com a rede social mudaram bastante deste então. Inicialmente, o bilionário — que era heavy user do Twitter — afirmou que a intenção era  eliminar bots no serviço e preservar a liberdade de expressão. Desde então, ele falou sobre o Twitter como um acelerador para a entrega do X, um superapp semelhante ao chinês WeChat, da Tencent Holdings Ltd.

    A mudança foi apoiada pela CEO do Twitter, a recém-nomeada Linda Yaccarino. A executiva explicou que o X é concebido como um “mercado global de ideias, bens, serviços e oportunidades” alimentado por IA. Isso incluiria pagamentos e serviços bancários, além de áudio, vídeo e mensagens. A conferir.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.