Nubank tem falha e clientes relatam contas bloqueadas nesta segunda-feira 30
Banco admite que aplicativo apresenta instabilidade e afirma que está trabalhando para normalizar os serviços o mais rápido possível

Se você é cliente do Nubank e se deparou, nesta segunda-feira 30, com a mensagem “análise de segurança” ao tentar fazer alguma transação, não se preocupe, você não está sozinho. Usuários da instituição financeira relataram em redes sociais o bloqueio da conta, mesmo entre aqueles que não tiveram alteração no histórico de pagamentos e recebimento de recursos.
Aos usuários, o Nubank não esclarece qual a transação que pode ter ocasionado o aviso em relação à segurança das transações. Procurada no meio da tarde, a instituição reconheceu que havia uma instabilidade no aplicativo naquele momento. “O Nubank está ciente de uma instabilidade afetando o app e trabalha para restabelecer os serviços o quanto antes”, afirmou. No início da noite, o banco divulgou um novo aviso em que informava “que houve uma instabilidade temporária, que está integralmente solucionada.”
As reclamações afetam desde clientes que recebem todos os meses o salário na conta do Nubank, até aqueles que foram acessar o aplicativo para pagar uma conta e não conseguiram. Em comum, todos visualizaram o aviso de “análise de segurança” – o que causa insegurança em quem se encontra com recursos retidos e ou não consegue pagar suas contas.
Questionada pela reportagem, a instituição não esclareceu se haverá alguma medida compensatória para os clientes que não conseguirem realizar o pagamento de contas devido a essa falha. O Nubank possui 114,2 milhões de clientes, sendo a maior parte no Brasil (102 milhões). A instituição registrou um lucro de líquido de 1,97 bilhão de dólares no ano passado, o dobro do reportado em 2023.
Os fatos que mexem no bolso são o destaque da análise do programa VEJA Mercado: