O bilionário ostentação: luxo e poder marcaram ascensão meteórica de Daniel Vorcaro
Não há registro oficial de seu patrimônio, mas o cenário ao redor fala por si
John Pierpont Morgan, fundador do banco americano J.P. Morgan, em 1871, costumava dizer que a primeira virtude de um banqueiro é a discrição — um mandamento que atravessou gerações no mercado financeiro. De vez em quando, porém, surge alguém disposto a ignorá-lo. Daniel Vorcaro, que assumiu o controle do Banco Master em 2018, é um desses casos. Sua ascensão meteórica chamou a atenção não apenas porque o banco dobrava de tamanho ano após ano, mas pela ostentação ruidosa que exibia em jatos particulares, mansões e festas, o que lhe rendeu o apelido de “bilionário ostentação”. Não há registro oficial de seu patrimônio, mas o cenário ao redor fala por si.
+ A derrocada de um banqueiro: os bastidores da prisão de Vorcaro e do escândalo do Banco Master
Em 2023, pagou 37 milhões de dólares (cerca de 197 milhões de reais) por uma mansão em Orlando, nos Estados Unidos. Até hoje, é a transação imobiliária mais cara já feita na cidade. É também dono de um casarão em Trancoso, na Bahia, avaliado em 280 milhões de reais. Os imóveis de luxo não se limitam a seu patrimônio pessoal. Até 2024, o Banco Master mantinha um escritório no topo do edifício comercial mais alto — e caro — do Reino Unido, o 22 Bishopsgate, em Londres. Alugar um espaço ali custa 500 reais por metro quadrado, quase o dobro do valor cobrado na Avenida Faria Lima, o centro financeiro do Brasil.
Sua frota de jatos particulares é composta de três aeronaves. O primeiro é um Falcon 7X avaliado em 200 milhões de reais. Era com ele que Vorcaro pretendia viajar para Malta, quando foi preso pela Polícia Federal na área de embarque do Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo, na última segunda-feira, 17. Os outros dois jatos são um Gulfstream GV, cujo preço pode chegar a 130 milhões de reais, e um Falcon 2000, avaliado em até 46 milhões. Um dos aviões protagonizou outra extravagância de Vorcaro: transportar de São Paulo para Belo Horizonte o bolo de três andares, encomendado por 25 000 reais, que seria servido na festa de aniversário de 15 anos da filha em 2023. A comemoração viralizou nas redes sociais. Com 500 convidados e atrações como o DJ Alok, um dos mais famosos do mundo, Vorcaro teria gasto perto de 20 milhões de reais na festança. O banqueiro chegou inclusive a pagar a pavimentação de cerca de 1 quilômetro de uma rua de terra que dá acesso ao condomínio onde foi realizada.
Festejar sem medidas se tornou para ele um hábito. No Carnaval deste ano, o banqueiro estreou como patrono de um camarote na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro. O espaço de 2 500 metros quadrados era reservado a amigos e lhe custou 40 milhões de reais. O dinheiro foi gasto sem expectativa de retorno, já que, ao contrário de outros camarotes que recuperam o investimento ao cobrar ingressos, o acesso ao local era gratuito, desde que a pessoa fosse chegada do dono. Vorcaro também prestigia outra paixão nacional: o futebol. Ele adquiriu 20% da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) que controla o Atlético Mineiro por 300 milhões de reais. O negócio foi feito por meio de um fundo suspeito de ligações com a facção criminosa PCC. Como se vê, Vorcaro nunca seguiu a cartilha de J.P. Morgan.
Publicado em VEJA de 21 de novembro de 2025, edição nº 2971
Vai pintar o cabelo? As cores que devem bombar em 2026…
Felipe Simas é Daniel Cravinhos em Tremembé: ‘religiosidade limita a vida’







