Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

O deputado Paulo Guedes quer taxar o ministro Paulo Guedes

Homônimo petista do ministro da Economia, Guedes apresentou projeto de imposto sobre grandes fortunas

Por Victor Irajá Atualizado em 4 jun 2024, 15h11 - Publicado em 25 set 2020, 18h29

Entre desonerações propostas e o criticado imposto sobre transações que muito se assemelha à vilipendiada CPMF, a proposta de reforma tributária do ministro da Economia, Paulo Guedes, é a controvérsia da vez. O dramaturgo Nelson Rodrigues brincava que toda coincidência é inteligente. Se não iluminadas, as congruências do Brasil dos atuais tempos são, no mínimo, cômicas. Em dissonância à proposta do ministro, o deputado Paulo Guedes, do PT de Minas Gerais, apresentou a sua própria “reforma tributária”. Não bastasse o nome e o partido, a proposta é completamente o oposto da que defende o Guedes mais famoso. O petista defende a criação do Imposto sobre Grandes Fortunas (IGF), com alíquota de 2,5% sobre o valor dos bens de pessoas físicas ou empresas que tenham patrimônio líquido superior a 50 milhões de reais, na contramão do que evoca o ministro. Apesar do Guedes do governo ter demonstrado motivação em criar um imposto sobre dividendos, a proposta de taxar grandes fortunas passa longe das caraminholas do ministro.

A proposta do homônimo petista envolve cobrar impostos sobre aquilo que o deputado considera “supérfluo”. “Precisamos taxar aquilo que é supérfluo, não a produção. Vamos taxar um iate, um volume a partir de 50 milhões em patrimônio. Se o capital serve para investir, gerar emprego e renda, deixa para lá, não tem que ser taxado neste imposto. Mas um jatinho precisa ser taxado, se tem uma casa de praia num balneário, precisa ser taxado”, defende Guedes – o do PT – em entrevista a VEJA. Segundo ele, trata-se, apenas, de uma regulamentação de algo previsto pela Constituição. “As ideias são totalmente diferentes, igual só o nome”, diz. “Ele defende o capital financeiro, mas eu sou um deputado de uma região pobre de Minas Gerais. Não sou banqueiro, sou ex-carroceiro e ex-boia-fria”. E ainda faz uma provocação. “Com certeza, Paulo Guedes será o primeiro a ser taxado”, finaliza o outro Paulo Guedes.

A proposta do petista envolve tributar veículos de valor superior a 500 mil reais, barcos orçados em 1 milhão de reais ou mais e aviões que superem os 5 milhões de reais. Os recursos arrecadados seriam destinados, segundo a proposta, exclusivamente a projetos para construção de unidades de ensino ou de saúde credenciados pelo governo federal, pelos estados ou pelos municípios. Ele, ludicamente, acredita na benevolência dos endinheirados: a alíquota seria menor, de 1,75%, para os contribuintes que espontaneamente declararem suas grandes fortunas e bens. Sobre a critica contumaz e mais óbvia, a evasão patrimonial dos milionários, Paulo Guedes (o petista) faz troça: “Essa sempre foi a desculpa para não taxar as grandes fortunas. Todas as grandes nações já fizeram isso”. Eis a dica de Paulo Guedes a Paulo Guedes.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.