O ‘efeito Trump’ em brasileiros que moram nos EUA, segundo consultoria
Referência Capital, especializada em consultoria financeira para brasileiros no exterior, registrou aumento na busca por imóveis no Brasil em janeiro

A incerteza sobre o futuro tem feito crescer o interesse de brasileiros que moram nos Estados Unidos em adquirir imóveis no Brasil. A Referência Capital, especializada em consultoria financeira para brasileiros no exterior, registrou um aumento de 42% na busca de brasileiros residentes nos Estados por imóveis, na comparação com o mesmo mês no ano passado.
Ele não atribui apenas ao câmbio favorável o maior interesse dos brasileiros residentes nos EUA na aquisição de imóveis no Brasil e cita o “efeito Trump”. “Quando conversamos com nossos clientes e prospects entendemos que o efeito Trump gerou uma grande incerteza sobre o futuro, tanto daqueles que ainda estão regularizando a sua situação de residência, com também naqueles que já possuem o green card, mas temem sofrer com a xenofobia e, consequentemente, dificuldades de emprego”, diz Pedro Ros, CEO da consultoria.
Dados da consultoria indicam que no ano passado, houve aumento expressivo no envio de dólares para o Brasil por parte dos residentes no exterior. As transferências pessoais somaram 4,5 bilhões de dólares, aumento de 60%, em relação ao ano anterior. “ Muitos brasileiros que se mudaram para os Estados Unidos antes da pandemia conseguiram consolidar receitas em dólar e estão aproveitando a valorização da moeda para trazer parte dos recursos para o Brasil”, diz Ros.