Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

‘O Guedes é amigo de vocês’, diz Bolsonaro a ruralistas em evento

Presidente pediu apoio para reformas e afirmou que o governo não vai mais "atrapalhar" o agronegócio

Por Estadão Conteúdo 20 fev 2019, 01h08
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Em busca de apoio para aprovar a reforma da Previdência no Congresso, o presidente Jair Bolsonaro fez afagos à bancada ruralista na cerimônia de posse da nova diretoria da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), na noite desta terça-feira 19, no Clube Naval, em Brasília.

    No evento, o presidente defendeu a importância da agenda reformista e disse que o ministro da Economia, Paulo Guedes, é “amigo” dos ruralistas. Também se colocou como um “soldado” à disposição dos agricultores e disse que o setor pode contar com “alguém que dará a devida segurança jurídica para plantar e produzir”.

    “O Guedes é amigo de vocês. Um homem que tem desafios, mas cuja responsabilidade está dividida entre todos nós”, discursou o presidente. “A reforma não é minha, não é do Guedes, ela é do Brasil”, disse Bolsonaro.

    O discurso do presidente ocorreu na véspera da visita que fará ao Congresso para levar o texto da reforma da Previdência. No discurso, Bolsonaro deixou claro que precisa aprovar as mudanças no sistema de aposentadoria. “Nós precisamos das reformas. O Brasil só poderá andar se fizermos as reformas”, declarou.

    Mais cedo, o vice-presidente Hamilton Mourão, que também compareceu ao evento, disse que o governo estima ter o apoio de 250 dos 513 parlamentares. Pelos cálculos de Mourão, ainda é preciso “buscar” entre 60 e 70 votos para a aprovação da proposta, que depende de pelo menos 308 deputados.

    Continua após a publicidade

    Na noite desta terça, o presidente também afirmou que o governo “não vai mais atrapalhar” o agronegócio, em referência ao discurso da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, que o antecedeu. A ministra mencionou que o agronegócio é “progressista” e busca modernização, mas muitas vezes foi atrapalhado por governos anteriores. “Contem com alguém que não vai mais atrapalhar”, disse o presidente.

    Tereza Cristina ainda chamou a atenção do ministro da Economia, Paulo Guedes, para o agronegócio. “Professor Paulo Guedes, vamos olhar juntos com muita atenção para esse setor, que é sobrevivente”, afirmou a ministra.

    Nos bastidores, Cristina tem demonstrado resistência às políticas liberais de Guedes. No início do mês, a ministra disse que o “desmame” de subsídios não pode ser tão radical.

    Continua após a publicidade

    Após conversar com Cristina e pressionado pelos produtores de leite, Bolsonaro mandou a equipe econômica voltar atrás e anunciou o aumento do Imposto de Importação para compensar o fim da sobretaxa ao leite em pó defendido por Guedes.

    Por fim, no discurso de hoje, Cristina deu o recado: “Sabemos do significado e do peso dessa frente sobre o agronegócio”.

    O presidente Jair Bolsonaro decidiu comparecer ao evento em cima da hora para tentar melhorar a relação com o Congresso em meio à crise no governo. “Se estou aqui, é porque acredito em vocês”, afirmou.

    Ele saiu sem falar com a imprensa e não comentou os áudios vazados pelo ex-ministro Gustavo Bebianno ao longo do dia.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.