Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

O plano de deputados para agilizar o caminho da reforma tributária

Junção das propostas está 90% pronta, segundo interlocutor da reforma; PEC está no plenário da Câmara e pode ser votada após novo texto do grupo de trabalho

Por Felipe Erlich Atualizado em 15 mar 2023, 00h45 - Publicado em 8 mar 2023, 09h38
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Dentre as principais missões dos deputados que se dedicam à maturação da reforma tributária — reunidos em um grupo de trabalho da casa legislativa — está a junção das Propostas de Emenda à Constituição (PEC) 45 e 110. Cada uma tramita em uma casa legislativa e tem em comum um ponto central: a simplificação dos tributos sobre o consumo pela criação de um imposto sobre valor agregado. O trabalho de junção, segundo interlocutores que participaram das reuniões do grupo, está 90% concluído. 

    O objetivo é poder estruturar uma reforma que contemple os diferentes interesses em jogo e possa ser aprovada rapidamente por ambas as casas legislativas – como exigido pelo regimento. O grupo de trabalho deve apresentar ainda no primeiro semestre um texto alternativo às duas PECs que será analisado pelas duas casas até a aprovação. Pelo rito do Congresso, o caminho indicado é que esse novo texto já vá para plenário, dispensando a passagem por comissões, ponto em que se encontra a PEC 45 hoje. A 110 está uma etapa atrás no Senado, ainda nas comissões.

    Nos cálculos do presidente da Câmara, Arthur Lira, a matéria pode ser votada na casa em meados de maio, data em que o grupo planeja finalizar seus trabalhos. Se o texto da junção for apresentado do zero ou combinado à 110, no Senado, o prazo passa a ser mais longo pela necessidade de se passar nas comissões. Lira, entretanto, afirma que atualmente ainda não há base na casa para o governo passar a proposta. Por se tratar de PEC, o texto precisa da aprovação em dois turnos de três quintos dos parlamentares: 308 na Câmara e 49 senadores. 

    Agenda

    O grupo de trabalho da PEC 45 passará a realizar audiências públicas, incluindo debates regionais. De acordo com os requerimentos aprovados na véspera, serão realizadas audiências no Amazonas, Goiás, Ceará, São Paulo, Minas Gerais e Roraima.

    Nesta quarta-feira, o grupo de trabalho da reforma tributária terá uma audiência pública justamente sobre a junção das PECs 45 e 110. Devem participar do encontro o deputado Baleia Rossi (MDB-SP), autor da PEC 45; e o senador Davi Alcolumbre (União-AP), autor da PEC 110. Também devem falar o ex-senador Roberto Rocha (PTB-MA), relator da PEC 110; e o secretário extraordinário da Reforma Tributária, Bernard Appy, autor de estudos em que se basearam a redação da 45.

     

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.