ASSINE VEJA NEGÓCIOS

O problema de fundo que faz a Petrobras ser alvo dos políticos

Modelo de negócios está no centro da briga entre acionistas minoritários e governo, apontou Adriano Pires no Amarelas On Air

Por Ricardo Ferraz Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 29 jun 2022, 13h15 - Publicado em 29 jun 2022, 13h04

A Petrobras é uma empresa de economia mista, ou seja, a maioria das ações pertence ao governo, enquanto a porção minoritária fica com sócios privados, por meio de ações negociadas em bolsa. O modelo foi desenhado em 1997, na época do governo Fernando Henrique Cardoso, que pretendia trazer mais competitividade para o setor de óleo e gás, acabando com o monopólio estatal na exploração do petróleo brasileiro.

Desde então, um conflito permanente passou a fazer parte da administração da empresa. De um lado, os sócios minoritários que pressionam por maiores margens de lucro e esperam que as ações da companhia se valorizem na bolsa, de outro, o governo que frequentemente quer interferir na política de preços dos combustíveis para segurar a inflação.

Durante entrevista para o Amarelas On Air, o economista Adriano Pires, um dos maiores especialistas em óleo e gás do país, que chegou a ser convidado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) para assumir a Petrobras, apontou o modelo como um dos principais problemas na gestão da companhia. “O modelo só funciona quando o céu está de brigadeiro. Uma hora ela é tratada como se fosse empresa privada, outra hora como empresa estatal. Isso é muito ruim para todo mundo”, afirmou.

Veja a fala do economista:

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Veja Negócios impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
A partir de 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.