Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

O que é PIB: como é calculado o principal indicador da economia

Cálculo leva em conta a soma de todos os bens e serviços finais produzidos no país em um determinado período

Por Larissa Quintino Atualizado em 3 mar 2021, 15h21 - Publicado em 1 set 2020, 09h01

O Produto Interno Bruto (PIB) é o principal indicador para medir o crescimento da economia de um país. O índice soma todos os bens e serviços finais produzidos em um determinado período de tempo na moeda corrente do local. No Brasil, quem faz a medição é o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Nessa conta, entram os resultados da indústria, de serviços e da agropecuária. O cálculo considera apenas o produto final vendido. Por exemplo: um carro, e não o aço e o ferro usados na produção. Evita-se, assim, a contagem dupla de certas produções. “Se um país produz 100 reais de trigo, 200 reais de farinha de trigo e 300 reais de pão, seu PIB será de 300 reais, pois o valor da farinha e do trigo estão embutidos no valor do pão”, exemplifica o IBGE. Os bens e serviços finais que compõem o PIB são medidos ao preço em que chegam ao consumidor. Dessa forma, levam em consideração também os impostos sobre os produtos comercializados. Em 2019, por exemplo, a economia brasileira cresceu 1,1%. Já no início de 2020, o resultado do primeiro trimestre teve recuo de 1,5%.  

Quando o PIB cai 2 trimestres consecutivos, há a chamada recessão técnica. Isso significa que o país produziu menos riquezas no período, em comparação com anteriores. Segundo o IBGE, na recessão técnica é considerada a possibilidade de recuperação no curto prazo. 

Outra maneira de medir o índice é pela demanda dos produtos fabricados, a chamada ótica da produção. Para isso, são considerados o consumo das famílias, o consumo do governo, os investimentos do governo e de empresas privadas e a soma das exportações e das importações. Os dois cálculos, o da produção e o da demanda, devem sempre chegar ao mesmo resultado. 

  • Leia também – PIB do Brasil: o desempenho da economia diante da pandemia, em números.
Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.