O que é TikTok Shop? Plataforma chegará ao Brasil como forte concorrente no e-commerce
Nova funcionalidade do TikTok permite que criadores de conteúdos e diferentes marcas vendam seus próprios produtos

O TikTok vai trazer a partir de abril uma nova funcionalidade para competir no segmento de e-commerce brasileiro, o TikTok Shop, de acordo com o site de notícias chinês DBS. O portal afirma que a estreia no país deve acontecer por um grupo restrito de vendedores locais, que já foram convidados pela rede social de vídeos curtos controlada pela ByteDance.
A plataforma consiste em um shopping virtual dentro do TikTok, a fim de facilitar vendas online e permitir que criadores de conteúdo vendam produtos próprios. O comércio pode ocorrer pelos vídeos postados no feed da rede social, lives ou recursos Vitrine, em que clientes compram diretamente no perfil do criador ou vendedor ao clicar no ícone de sacola. Assim, os usuários conseguem fazer compras enquanto rolam pelo aplicativo.
O recurso será gerenciado pela mesma equipe do México, onde a nova funcionalidade já está no ar. A abertura no mercado brasileiro acontecerá simultaneamente na Alemanha, França e Itália. No Japão, está prevista para estrear em julho.
Segundo especialistas, o TikTok Shop pode alcançar de 5% a 9% dos clientes do mercado de e-commerce no Brasil em até três anos. Ele é uma oportunidade de canal de vendas para diversas marcas e de novos empregos: uma pesquisa recente do Santander afirma que 41% das novas vagas de trabalho oferecidas pelo TikTok estão relacionadas com o e-commerce e que o app promete ser forte concorrente no setor.