Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

O que o consumidor quer comprar na Black Friday

Os produtos mais buscados pelos consumidores que compram na Black Friday são smartphones, roupas femininas e passagens aéreas

Por Da redação
Atualizado em 4 jun 2024, 20h50 - Publicado em 27 out 2017, 13h21

O varejo já começa a se preparar para a Black Friday, que neste ano cairá no dia 24 de novembro. A expectativa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) é de que as vendas deste ano cresçam 15% em relação ao mesmo período de 2016.

Esse aumento não deve ser sentido da mesma forma pelos diferentes formatos de comércio. O presidente da ACSP, Alencar Burti, admite que a data ainda é mais ligada ao comércio on-line do que às lojas físicas. “A Black Friday ainda é muita restrita à internet e a alguns segmentos do mercado, como o de eletroeletrônicos”, afirma.

Os eletroeletrônicos são os itens mais buscados pelos consumidores que pretendem fazer compras na Black Friday, com destaque para os smartphones. Também há grande interesse por roupas femininas e passagens aéreas, segundo pesquisa encomendada pelo Google sobre o comportamento do consumidor brasileiro na Black Friday.

Pesquisa interna do Google revela que a Black Friday ajudou a impulsionar a venda de diversas categorias de produtos no ano passado. Entre os principais destaques estão pneus (155%), colchões (183%), cápsulas de café (213%) e carrinhos de bebê (106%).

Comportamento de consumo

A pesquisa sobre comportamento do consumidor na Black Friday mostra que o brasileiro está disposto a pesquisar antes de comprar. No ano passado, 91% fizeram pesquisas on-line por 16,5 dias em média.

Continua após a publicidade

Segundo Burti, a adesão de lojas físicas às promoções aumentou no ano passado, com descontos durante toda a semana, não apenas na sexta. Burti diz que esse fenômeno deve ocorrer novamente neste ano. As lojas que repetirem a estratégia devem se dar bem. No ano passado, 21% das compras ocorreram fora da Black Friday – de segunda a quinta-feira ou no fim de semana.

O consumidor costuma ser fiel às lojas que costuma frequentar. De acordo com a pesquisa, dois terços das compras foram efetuadas nas mesmas lojas em que os entrevistados já compram regularmente.

Para um terço dos entrevistados, a Black Friday é o momento de comprar o que se desejava faz tempo. A pesquisa mostra que 23% aproveitam para estocar produtos pela oportunidade de preço e oferta e 9% compram para presentear.

Continua após a publicidade

Na decisão de compra, o preço é o item que mais pesa para 49% dos consumidores, seguido pela confiança na loja (27%), na marca (13%) e custo do frete (5%).

A pesquisa encomendada pelo Google ouviu 800 brasileiros, de 18 a 54 anos, das classes A, B e C, durante o mês de julho.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.