Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

País tem 9.356 demissões consensuais após reforma trabalhista

Em dezembro, foram realizadas 2.860 admissões e 399 desligamentos na modalidade de trabalho intermitente

Por Da redação
2 mar 2018, 12h29

A reforma trabalhista, em vigor desde novembro, já começa a produzir efeitos no mercado de trabalho. Balanço divulgado hoje pelo Ministério do Trabalho mostra que foram realizadas 9.356 demissões consensuais em dezembro.

Essa modalidade de demissão é realizada quando há acordo entre funcionário e patrão. Nesse modelo, o funcionário recebe 80% do valor depositado na conta do FGTS e metade da multa de 40% sobre o saldo do fundo. Ele não tem direito ao seguro-desemprego.

Segundo o ministério, as demissões consensuais foram realizadas em 7.200 estabelecimentos. Ou seja, houve mais de um caso por local de trabalho. O estado de São Paulo liderou a quantidade de registros (2.776), seguido por Paraná (1.047) e Minas Gerais (754).

Em dezembro, foram realizadas 2.860 admissões e 399 desligamentos na modalidade de trabalho intermitente. Nesse modelo, o empregador fica livre para contratar o funcionário apenas pelo período que precisar. O pagamento é proporcional às horas trabalhadas, o que pode resultar em um valor inferior ao salário mínimo mensal de 954 reais.

As admissões intermitentes concentraram-se nos setores de comércio (1.003) e serviços (879). As principais ocupações com admissões em regime de trabalho intermitente foram assistente de vendas (504), servente de obras (162), embalador a mão (154) e alimentador de linha de produção (118).

Continua após a publicidade

Foram registradas ainda 4.982 admissões em regime de trabalho parcial e 3.485 desligamentos, gerando saldo positivo de 1.497 empregos. Essa forma de contratação foi mais utilizada nos setores de serviços (3.230) e no comércio (1.096). As ocupações mais demandadas foram assistente administrativo (143 vagas), auxiliar de escritório (114), atendente de agência (108) e professor de nível superior do ensino fundamental (70).

O trabalho parcial é aquele que permite jornada semanal máxima 30 horas semanais (sem hora extra) ou de 26 horas (com até seis horas extras por semana).

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.