Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Passagens aéreas, conta de luz e leite longa vida pressionam inflação

Alimentos que subiram muito de preço após a greve dos caminhoneiros tiveram redução considerável em julho, caso da cebola e da batata- inglesa

Por Redação
Atualizado em 8 ago 2018, 15h03 - Publicado em 8 ago 2018, 10h18

Apesar de o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ter desacelerado para 0,33% em julho, alguns produtos e serviços dispararam e pesaram no bolso consumidor. Esse é o caso das passagens aéreas e do leite longa vida.

De acordo com dados divulgados nesta quarta-feira 8 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as passagens aéreas subiram 44,51% em julho. No acumulado dos últimos doze meses, a alta é de 15,68%.

 

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) diz que “as tarifas aéreas oscilam em razão de inúmeros fatores, como mudança nos custos das companhias, níveis de oferta e demanda, baixa e alta temporada, existência de feriados, disponibilidade de infraestrutura aeroportuária e de navegação aérea”. No caso de julho, há o impacto do aumento da demanda provocado pelas férias escolares.

“Como fatores gerais que têm afetado o transporte aéreo em 2018, o querosene de aviação (QAV) acumula alta de quase 48% nos últimos 12 meses. De forma semelhante, o dólar acumula alta de aproximadamente 15% no ano, impactando diretamente uma fatia de até 60% de custos dolarizados das companhias”, afirma a entidade em nota.

A Abear diz ainda que a “fonte mais adequada para o acompanhamento de preços de passagens é a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), por calcular o valor médio a partir da consolidação de todos os bilhetes domésticos efetivamente vendidos no Brasil em um determinado período”.

Continua após a publicidade

Energia e leite

Os preços do grupo energia elétrica tiveram uma alta de 5,33% em julho. De acordo com o IBGE, o aumento reflete os aumentos das distribuidoras de energia, caso da Eletropaulo, que aplicou no mês passado um reajuste de 15% nas tarifas.

O preço do leite longa vida, que disparou após a greve dos caminhoneiros, continua pressionando a inflação. Em julho, a alta foi de 11,99%. Nos últimos doze meses, o aumento acumulado é de 27,97%.

Por outro lado, produtos que subiram muito de preço após a greve dos caminhoneiros tiveram redução considerável em julho. Esse é o caso da cebola e da batata-inglesa.

O preço da cebola caiu 33,50% em julho. No ano, entretanto, o produto ainda acumula uma expansão de 31,99%. No acumulado dos últimos doze meses, a alta é de 17,30%. Já a batata inglesa caiu 28,14% em julho, mas ainda acumula um aumento de 12,51% nos últimos doze meses. No ano, a batata inglesa tem uma deflação de 2,34%.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.