PCE: inflação nos EUA cresce 0,1% em novembro, para 2,4% ao ano
Medida preferida do Fed para avaliar a inflação dos Estados Unidos veio abaixo das projeções, mas ainda acima da meta

O índice de Despesas de Consumo Pessoal (PCE, na sigla em inglês), a medida preferida do Fed para avaliar a inflação dos Estados Unidos, subiu 0,1% em novembro, informou o Departamento de Comércio americano nesta sexta-feira, 20. Em 12 meses, o PCE registrou alta de 2,4% – abaixo das estimativas do mercado, de 2,5%, mas ainda acima da meta de 2% perseguida pelo Fed.
O núcleo do PCE, que exclui os gastos com alimentos e energia, considerados mais voláteris, também subiu 0,1% em novembro. Em 12 meses, o núcleo cresceu 2,8%. Ambas as leituras também ficaram 0,1 ponto percentual abaixo das projeções do mercado.
O relatório foi divulgado dois dias após o Fed promover uma nova redução de 0,25 ponto percentual na taxa básica de juros, para um intervalo alvo de 4,25% a 4,5% – o mais baixo em dois anos. Para 2025, no entanto, o colegiado passou a prever apenas dois cortes da mesma magnitude, contra previsão anterior de quatro cortes.
O presidente do Fed, Jerome Powell, afirmou na quarta-feira que a inflação está “muito mais próxima” da meta do Fed, mas indicou cautela para o próximo ano. “É uma questão de bom senso pensar que, quando o caminho é incerto, você vai um pouco mais devagar”, disse Powell.