Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2024

Continua após publicidade

Petrobras reajusta em até 9% preço do botijão de gás a partir desta terça

Segundo o Sindigás, o preço do botijão de gás de 13 quilos está 29% abaixo do valor de paridade internacional

Por Redação
Atualizado em 5 nov 2018, 19h48 - Publicado em 5 nov 2018, 17h47
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Botijão de gás
    De acordo com a última pesquisa de preços da Agência Nacional do Petróleo (ANP), o preço médio do GLP era de 68,59 reais no país (Pedro Ventura/Agência Brasília/Divulgação)

    A Petrobras reajusta a partir desta terça-feira o preço do GLP (gás liquefeito de petróleo) para as distribuidoras de gás, segundo o Sindigás, que representa as empresas do setor. O aumento dos botijões de 13 quilos varia de 8,2% a 9%, conforme o polo de distribuição do produto.

    Nas refinarias, o preço do botijão de 13 quilos será equivalente a 25,07 reais, o que representa uma alta acumulada de 2,8% desde janeiro, quando o GLP passou a ter reajustes trimestrais.

    A Petrobras informa que o aumento foi motivado pela desvalorização do real frente ao dólar e pelas elevações nas cotações internacionais do GLP. “A referência continua a ser a média dos preços do propano e butano comercializados no mercado europeu, acrescida da margem de 5%”, informa a estatal.

    Segundo o Sindigás, o botijão de 13 quilos está 29% abaixo do preço de paridade internacional. Já o GLP empresarial, informa o sindicato, está 52,4% acima do preço dos botijões de 13 quilos.

    A Petrobras informa que passou a utilizar a nova metodologia de reajustes trimestrais com o objetivo de “suavizar os impactos derivados da transferência da volatilidade externa para os preços domésticos”. Esse mecanismo leva em conta a cotação internacional e também a necessidade de comercializar o gás doméstico a “preços diferenciados e inferiores aos praticados para os demais usos ou acondicionados em recipientes de outras capacidades”.

    De acordo com a última pesquisa de preços da Agência Nacional do Petróleo (ANP), o preço médio do GLP era de 68,59 reais no país, mas varia muito de estado para estado. O GLP mais barato é o do Bahia (62,24 reais), enquanto o mais caro está em Mato Grosso (97,31 reais).

     

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.