Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2024

Continua após publicidade

Petrobras sobe no pré-mercado após primeira entrevista da nova CEO

Abertura de mercado: Investidores reagem bem às falas de Magda Chambriard. Ela afirmou que a empresa precisa atender aos interesses dos acionistas

Por Tássia Kastner
28 Maio 2024, 08h27
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Magda Chambriard, presidente da Petrobras
    Magda Chambriard, presidente da Petrobras (Fernando Frazão/Agência Brasil)

    A primeira entrevista da nova presidente da Petrobras, Magda Chambriard, parece ter pegado bem entre investidores. Os papéis da companhia negociados em Nova York começaram a manhã em alta de 1,28%, valorização bem mais expressiva que os 0,5% do EWZ (que representa o Ibov em Nova York) e mesmo acima dos futuros das bolsas americanas.

    Chambriard afirmou que a Petrobras precisa ser “rentável” e atender aos interesses de seus acionistas. “A palavra-chave é conversa. Teremos que conversar muito e entender muito as demandas de cada um. Vamos colocar a Petrobras à disposição dos interesses de seus acionistas, dentro da lógica empresarial.”

    A nova CEO da empresa também reafirmou que quer ampliar as fronteiras de exploração de petróleo, avançando sobre a chamada Margem Equatorial, na foz do Amazonas e motivo de conflito com o ministério do Meio Ambiente. Por fim, a executiva também comentou que a política de preços da companhia, que deve se manter mais “abrasileirada” para evitar a importação da volatilidade dos preços internacionais para a economia brasileira.

    Acontece que a subida das ações da Petrobras no pré-mercado não garante alta durante o pregão na B3. E nem a subida da própria bolsa. Na segunda, o Ibov conseguiu estancar uma sequência de seis quedas, isso com uma alta de modestos 0,15%.

    A recuperação depende também do cenário externo, claro. Mas os fatores internos seguem pesando. Às 9h, o IBGE divulgará o IPCA-15, isso enquanto investidores discutem a tal desancoragem das expectativas para os preços.

    Continua após a publicidade

    É fato que a economia doméstica está sólida, mas entrou em uma janela de incertezas. Mudança na meta fiscal, divisão no BC, e catástrofe climática no Rio Grande do Sul (ainda sem data para acabar) mandaram analistas e economistas de volta para suas planilhas de Excel. E eles estão prevendo uma piora nas condições econômicas. Não à toa a bolsa brasileira está derretendo. Além da inflação, hoje o Tesouro divulga dados do resultado primário.

    Enquanto isso, Nova York volta do feriado sem nada com que se ocupar no noticiário. Nos EUA, os dados mais importantes chegam na quinta (o PIB) e na sexta (o PCE). Fica, então, mais uma vez na conta dos dirigentes do Fed.

    Agenda do dia

    8h30: Tesouro publica resultado primário de abril, com entrevista sobre os resultados às 9h
    9h: IBGE divulga IPCA-15 de maio
    10h55: Neel Kashkari (Fed/Minneapolis) participa de fórum no Reino Unido
    11h: Índice de confiança do consumidor dos EUA de maio
    14h:: Mary Daly e Lisa Cook (Fed) participam de painel

    Esta é a versão online da newsletter de ‘VEJA Negócios – Abertura’ de mercado enviada hoje. Quer receber a newsletter completa, apenas para assinantes, amanhã? Cadastre-se aqui

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.