Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Petrobras vai vender oito refinarias, postos e parte da BR Distribuidora

Decisão foi aprovada nesta sexta-feira pelo Conselho de Administração da empresa, que espera proporcionar maior competitividade ao setor de refino no país

Por Da Redação 26 abr 2019, 21h02
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O Conselho de Administração da Petrobras aprovou nesta sexta-feira, 26, a venda de oito refinarias e de sua rede de postos (Pudsa) no Uruguai, além da redução de sua participação na BR Distribuidora, segundo fato relevante distribuído ao mercado. No total, a empresa tem 13 refinarias.

    As refinarias incluídas na decisão, que têm capacidade de 1,1 milhão de barris por dia, são a Abreu e Lima (Pernambuco), Landulpho Alves (Bahia), Gabriel Passos (Minas Gerais), Presidente Getúlio Vargas (Paraná), Alberto Pasqualini (Rio Grande do Sul), Isaac Sabbá (Amazonas), Unidade de Industrialização do Xisto (Paraná) e Lubrificantes e Derivados de Petróleo do Nordeste (Ceará).

    O conselho também aprovou a redução da participação da estatal na companhia dos atuais 71,25% para até 40%. Segundo a Petrobras, encontra-se em estudo a realização de uma oferta pública secundária de ações (follow-on). “As diretrizes estão de acordo com os pilares estratégicos da companhia que têm como objetivo a maximização de valor para o acionista, através do foco em ativos em que a Petrobras é a dona natural visando a melhoria da alocação do capital, aumento do retorno do capital empregado e redução de seu custo de capital”.

    A empresa disse, também, que a iniciativa tornará mais competitivo o setor de refino. “Os projetos de desinvestimento das refinarias, além do reposicionamento do portfólio da companhia em ativos de maior rentabilidade, possibilitarão também dar maior competitividade e transparência ao segmento de refino no Brasil, em linha com o posicionamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e recomendações do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade)”, afirma a Petrobras na nota.

    (Com Estadão Conteúdo e Reuters)

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.