ASSINE VEJA NEGÓCIOS

Petróleo bruto é o principal produto exportado para os EUA. Setor reage

Em nota, o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), um dos principais  porta-vozes do setor, afirmou ver a medida com “preocupação"

Por Camila Pati Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 10 jul 2025, 12h43 - Publicado em 10 jul 2025, 12h30

A decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de aplicar uma tarifa de 50% sobre todos os produtos brasileiros exportados a partir de 1º de agosto é motivo de preocupação da indústria de petróleo e gás do Brasil já que o produto é principal da lista de exportações brasileiras para os EUA. Em nota, o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), um dos principais  porta-vozes do setor, afirmou ver a medida com “preocupação” e defendeu o diálogo entre os governos para evitar prejuízos econômicos.

“O IBP defende o diálogo aberto entre as lideranças brasileiras e norte-americanas a fim de encontrar uma solução diplomática para esta questão e preservar a estabilidade institucional e o fluxo comercial entre as duas maiores economias do continente”, diz a entidade.

O setor teme os impactos sobre a cadeias. Hoje, a indústria de petróleo e gás representa 17% do PIB industrial brasileiro e emprega cerca de 1,6 milhão de pessoas, entre vagas diretas e indiretas. Em 2024, o petróleo superou a soja e se tornou o principal item da pauta de exportações do Brasil, com US$ 44,8 bilhões em vendas externas, segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

.O Brasil ocupa atualmente a 8ª posição entre os maiores produtores globais de óleo bruto. Entre 2021 e 2023, as exportações líquidas brasileiras do setor somaram US$ 92,7 bilhões de dólares. “Por isso, avaliamos com cautela os reais impactos sobre investimentos e competitividade da nossa indústria, que conta com mais de 40 mil empresas atuando diretamente no Brasil”, diz o IBP.

Os fatos que mexem no bolso são o destaque da análise do programa VEJA Mercado:

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Veja Negócios impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
A partir de 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.