PIB dos EUA cresce 2,4% no 4ª tri e 2,8% no ano de 2024
Economia americana desacelerou em relação ao 3⁰ tri, quando crescimento foi de 3,1%, mas veio dentro da expectativa

O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos cresceu 2,4% no quarto trimestre de 2024, de acordo com a terceira e última leitura divulgada nesta quinta-feira, 27, pelo Bureau of Economic Analysis (BEA). O número confirmou a estimativa anterior e veio em linha com as expectativas do mercado. A expansão foi impulsionado por aumentos nos gastos dos consumidores e do governo.
O resultado, embora positivo, representa uma desaceleração em relação ao trimestre anterior, quando a economia cresceu 3,1%. A queda foi puxada principalmente por uma redução nos investimentos e nas exportações. compensada pela força do consumo interno. O índice de preços das despesas de consumo pessoal (PCE), que mede a inflação e é observado de perto pelo Federal Reserve, avançou 2,4%, enquanto o núcleo do índice, que exclui alimentos e energia, subiu 2,6%, ligeiramente abaixo da estimativa anterior.
Apesar da desaceleração, o crescimento anual do PIB em 2024 ficou em 2,8%, impulsionado pelos gastos dos consumidores e do governo, enquanto as importações diminuíram, contribuindo para o resultado final. Especialistas apontam que o consumo interno foi o principal motor da economia, mesmo em um cenário de altas taxas de juros mantidas pelo Federal Reserve para controlar a inflação.
Apesar da expansão, os desafios à frente, como a fraqueza nos investimentos e a desaceleração global, podem pressionar o crescimento nos próximos trimestres.