ASSINE VEJA NEGÓCIOS

Plano Safra prevê 89 bilhões de reais para agricultura familiar no ciclo 2025/2026

Pequenos produtores pagarão juros de 0,5% a 8% ao ano, de acordo com a linha contratada

Por Ana Paula Ribeiro Atualizado em 30 jun 2025, 14h34 - Publicado em 30 jun 2025, 13h52

O governo federal lançou nesta segunda-feira, 30, o Plano Safra 2025/2026, que contará, ao todo, com 89 bilhões  de reais destinados à produção agrícola, modernização e apoio à agroecologia. Essa cifra representa um aumento de 3,85%, renovando o recorde para o setor.

Apesar da elevação da taxa Selic, atualmente em 15% ao ano, foram mantidas as taxas de juros de 3% ao ano para o custeio de agricultores familiares e de 2% para a produção de alimentos orgânicos e da sociobiodiversidade. Para as demais linhas, as taxas vão variar de 0,5% a 8% ao ano, ante até 6% ao ano do ciclo anterior (2024/2025).

Especificamente para o Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), serão destinados 78,2 bilhões de reais – um crescimento de 2,9% em relação ao plano anterior. Comparado ao início do mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a expansão do orçamento chega a 47,5%.

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, destacou o crescimento no número de contratos, que passou de 90 000, no fim de 2022, para 2,9 milhões em junho deste ano. “Tínhamos o desafio de tornar esse plano nacional”, afirmou durante a cerimônia de lançamento. “Registramos um aumento nos contratos de 94% no Nordeste, 33% no Norte e 40% no Sudeste.”

Além do Pronaf, também serão destinados recursos para o seguro agrícola (5,7 bilhões de reais no Proagro Mais), assistência técnica (240 milhões de reais) e 42,2 milhões para o Programa de Garantia de Preços Mínimos para Produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio).

Continua após a publicidade

Há ainda investimentos previstos para a mecanização da agricultura familiar, ações voltadas para as mulheres do campo e iniciativas de regularização fundiária. Entre as novidades, há uma linha específica para agroecologia e outra para quintais produtivos. Cada uma tem limite de crédito de até 20 mil reais e juros de 0,5% ao ano.

Os fatos que mexem no bolso são o destaque da análise do programa VEJA Mercado:

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Veja Negócios impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
A partir de 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.