Polícia Federal prende Daniel Vorcaro, dono do Banco Master
Operação Compliance Zero apura emissão de títulos de crédito falsos pelo Banco Master
A Polícia Federal (PF) prendeu Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, nesta terça-feira 18. A operação da PF foi batizada de Compliance Zero e apura suspeitas de emissão de títulos de crédito falsos emitidos pela instituição. Segundo os policiais, esses papéis teriam sido vendidos ao BRB e, depois de uma fiscalização do Banco Central, teriam sido substituídos por outros igualmente problemáticos. Segundo informações do portal G1, a prisão ocorreu no aeroporto de Guarulhos, quando Vorcaro tentava deixar o país em um avião particular.
A prisão ocorre no dia seguinte ao anúncio da venda do Master à holding financeira Fictor por 3 bilhões de reais. O negócio foi fechado, após o Banco Central barrar outro acordo – o da venda do banco de Vorcaro ao Banco de Brasília, controlado pelo governo do distrito federal.
Segundo o jornal O Estado de S.Paulo, a operação da PF cumpre um total de cinco mandados de prisão preventiva, dois de prisão temporária e vinte e cinco de busca e apreensão. O sócio de Vorcaro no Master, Augusto Lima, estaria entre os alvos.
Desde o fim do ano passado, o Master enfrentava a desconfiança do mercado, que questionava a sustentabilidade dos elevados retornos oferecidos pelos seus Certificados de Depósitos Bancários (CDBs).






