Por que Elon Musk foi eleito a ‘Personalidade do Ano’ pela revista Time
Bilionário e seguido por uma legião de pessoas nas redes sociais, Musk ganhou o reconhecimento por investimentos em viagens espaciais e novas tecnologias
A revista americana Time escolheu o empresário sul-africano Elon Musk como a personalidade de 2021. O bilionário, CEO da Tesla e fundador das empresas SpaceX e Neuralink, foi reconhecido pelo investimento em novas tecnologias e o avanço em viagens espaciais. “A ‘Personalidade do Ano’ reconhece a influência, e poucas pessoas foram mais influentes que Elon Musk na vida na Terra, e potencialmente fora dela também”, disse o editor-chefe da publicação, Edward Felsenthal, nesta segunda-feira, 13. Na votação online, feita por internautas, o escolhido foi o presidente Jair Bolsonaro, segundo anúncio feito na última semana.
Neste ano, Musk se tornou a pessoa mais rica do mundo, desbancando Jeff Bezos, da Amazon. Seu patrimônio é estimado em 188 bilhões de dólares, ultrapassando 1 trilhão de reais. Neste ano, a SpaceX ganhou o contrato exclusivo da Nasa para colocar astronautas americanos na Lua pela primeira vez desde 1972. Na Terra, a gigante da locadora de automóveis Hertz anunciou que planejava adicionar 100.000 Teslas à sua frota.
Enquanto seus negócios atingem grandes feitos, Musk ainda tem tempo de ser uma das pessoas mais influentes da internet. Seus tuítes causaram por vezes grandes impactos na cotação do bitcoin e também nas ações de suas empresas e no mercado financeiro como um todo. Um desses tuítes, inclusive, o fez ficar na mira da SEC (Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos). Musk vendeu 934 mil ações da Tesla, captando com o negócio 963,2 milhões de dólares (5,37 bilhões de reais) após fazer uma enquete com seus seguidores em suas redes sociais se devia vender 10% de suas ações. A consulta aos seguidores foi motivada após uma proposta no parlamento americano para tributar as grandes fortunas por meio de suas ações e uma estratégia para compensar uma quantia bilionária em impostos ao governo americano.
A influência do bilionário é tanta que, no fim de semana, fez mais um tuíte engraçadinho, mas que mostra sua importância global atualmente. “Pensando em largar meus empregos e me tornar um influenciador em tempo integral [o que vocês acham?]”, escreveu Musk para seus mais de 66 milhões de seguidores.
A eleição de personalidade do ano é feita pelos editores da revista Time desde 1927. Segundo a publicação, a pessoa do ano é quem “para o bem ou para o mal, mais influenciou eventos no ano”. Em 2020, o reconhecimento foi dado ao então presidente eleito Joe Biden e sua vice Kamala Harris. Já, na edição de 2019, a ativista sueca Greta Thunberg, com então 16 anos, foi a mais jovem personalidade do ano a ganhar a capa da revista.
Elon Musk (@elonmusk) is TIME's 2021 Person of the Year #TIMEPOY https://t.co/8Y5BhIldNs pic.twitter.com/B6h6rndjIh
— TIME (@TIME) December 13, 2021
Enquete
Na semana passada, o presidente Jair Bolsonaro foi eleito “Personalidade do Ano 2021” em uma votação online da revista americana, reconhecimento que não tem relação com o anúncio feito nesta segunda-feira.
Classificado como um “líder controverso” pela revista, Bolsonaro recebeu quase um quarto dos 9 milhões de votos dados pela internet. A revista cita críticas de políticos, da Justiça e de especialistas da área de saúde à gestão da crise sanitária causada pela Covid-19 e a seu ceticismo sobre as vacinas. “Recentemente, Bolsonaro esteve na mira da suprema corte brasileira que ordenou uma investigação sobre comentários falsos alegando ligação entre a vacina contra a Covid e a Aids”, escreveu.