Prazo para sacar até R$ 937 do PIS acaba na sexta
Cerca de 1,8 milhão de pessoas com direito ao benefício ainda não receberam o abono do PIS e do Pasep
O prazo para sacar o abono salarial do PIS e do Pasep termina na sexta-feira. Quem deixar de sacar perde direito ao benefício. É que o dinheiro é devolvido para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).
O valor do abono salarial varia de 78 reais a 937 reais, dependendo do tempo em que a pessoa trabalhou em 2015.
Segundo último balanço do Ministério do Trabalho, 1,83 milhão de pessoas ainda não receberam o abono do PIS. Essas pessoas têm direito a receber 1,28 bilhão de reais.
“O abono salarial é um direito que o trabalhador tem. Esse dinheiro é do trabalhador, portanto Quem tem direito não perca o prazo”, diz o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira.
Quem tem direito
Para ter direito ao benefício é preciso:
– Estar cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos;
– Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante 2015;
– Ter exercido atividade remunerada durante pelo menos 30 dias em 2015;
– Ter seus dados informados pelo empregador corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).
O pagamento é proporcional ao período trabalhado. Quem trabalhou o ano todo recebe 927 reais. Quem trabalhou um mês, recebe o equivalente a 1/12 de 937 reais, ou seja, 78 reais.
Para saber se tem direito, consulte o site do Ministério do Trabalho (https://trabalho.gov.br/abono-salarial/consulta-abono-salarial)
Como receber
O abono do PIS pode ser recebido nas agências da Caixa Econômica Federal e casas lotéricas por trabalhadores do setor privado. Para isso, é preciso ter o Cartão do Cidadão e a senha dele.
Quem não tiver cartão deve ir até uma agência da Caixa com documentos de identificação.
No caso do Pasep, o pagamento é efetuado pelo Banco do Brasil. Correntistas dos dois bancos recebem o benefício diretamente em conta.