Relâmpago: Revista em casa por 8,98/semana

‘Prévia do PIB’ mostra estabilidade em abril, resultado abaixo do esperado

Indicador de atividade econômica do Banco Central variou 0,01%, recuperação em relação à queda de 0,36% de março; estimativa era de 0,45% para o período

Por da Redação
Atualizado em 14 jun 2024, 11h17 - Publicado em 14 jun 2024, 09h18

A atividade econômica brasileira apresentou estabilidade, variando 0,01% em abril na comparação com o mês anterior. Os dados são do Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) do Banco Central, divulgado nesta sexta-feira, 14. O indicador é considerado a  “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB).

O dado veio abaixo da estimativa do mercado, que esperava uma variação de 0,45% no mês para se recuperar do recuo de 0,36% medido em março.

No ano, a atividade econômica acumula crescimento de 2,08%. Já em 12 meses até abril, o indicador apresentou crescimento de 1,81%. A queda indica um recuo na atividade econômica, que vinha aquecida. Na comparação com abril do ano passado, a expansão é de 4%.

A recuperação da atividade em abril na comparação com o mês de março ocorre devido ao crescimento do setor de serviços, enquanto a indústria e o agro não mostram resultados expressivos. No ano, o PIB é estimulado pelo consumo das famílias, pelo mercado de trabalho em expansão e pelo aumento de gastos do governo. Essa última variável preocupa, já que o excesso desses estímulos pode cobrar um  preço alto à frente.

O IBC-Br, que tem periodicidade mensal, é considerado um termômetro do Produto Interno Bruto (PIB), que é divulgado trimestralmente pelo IBGE. Por ter formas diferentes de calcular a evolução da economia, nem sempre o IBC-Br e o PIB vêm com resultados semelhantes, mas mostram a tendência da economia. O PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país e serve para medir a evolução da economia. O IBC-Br usa estimativa das áreas e também dos impostos.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Veja Negócios impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
A partir de 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.