ASSINE VEJA NEGÓCIOS

´Prévia do PIB’ volta a cair em maio, diz BC

Indicador de atividade econômica teve queda de 0,51% em relação a abril; no ano, o recuo da economia é de 0,10%, segundo o indicador

Por Da redação
Atualizado em 14 jul 2017, 09h20 - Publicado em 14 jul 2017, 09h14

O  Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) recuou 0,51% em maio na comparação com abril, segundo divulgou a instituição nesta sexta-feira. O indicador serve de parâmetro para avaliar o ritmo da economia. O índice havia registrado alta de 0,28% em abril frente a março.

No acumulado do ano até maio, o IBC-Br acumula baixa de 0,10%, e em doze meses, o recuo é de 2,22%. Além das quedas de maio e março, o indicador do BC  teve resultado positivo em janeiro (0,51%), fevereiro (1,35%) e abril (0,15%).

O IBC-Br incorpora informações sobre o nível de atividade na indústria, comércio, serviços e agropecuária, além do volume de impostos. O indicador serve como parâmetro para o BC avaliar o ritmo da economia brasileira ao longo dos meses e é considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB), que é calculado pelo IBGE.

O PIB, mais abrangente, é o indicador oficial da atividade econômica do país e tem divulgação trimestral. Em  junho, o IBGE divulgou que o PIB cresceu 1% no primeiro trimestre em relação ao anterior, encerrando uma sequência de oito resultados negativos. A alta foi puxada pelo setor agropecuário e exportações.

O mercado estima que a economia cresca 0,34% neste ano, segundo o último Boletim Focus, e o governo projeta expansão de 0,5%.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Veja Negócios impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
a partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$ 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.