Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Previdência e Vale puxam queda do Ibovespa; dólar sobe

Ações da mineradora caíram 4,21% em dia de leitura do parecer da CPI de Brumadinho; mercado também não reagiu bem à retirada de estados da reforma

Por da Redação
Atualizado em 4 jun 2024, 15h42 - Publicado em 2 jul 2019, 19h46
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O Ibovespa, principal índice da bolsa de valores de São Paulo, recuou nesta terça-feira, 2, motivado pela sinalização da retirada de estados e municípios da reforma da Previdência – confirmada na leitura do parecer do deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), após o fechamento do mercado. As ações da Vale, que sofreram desvalorização de 4,21%, também tiveram peso no índice. Nesta terça, foi aprovado uma proposta de iniciamento de 14 funcionários da empresa por homicídio culposo na ruptura da barragem de Brumadinho (MG). O parecer é da CPI que investiga a tragédia, ocorrida em janeiro deste ano.

    O Ibovespa caiu 0,72%, a 100.605 pontos e o dólar fechou em alta de 0,30%, a 3,855 reais na venda. Na véspera,  a bolsa havia registrado alta de 0,37%, aos 101.339  e o dólar,  estabilidade, cotado aos 3,84 reais na venda.

    No exterior, o otimismo da véspera em torno das discussões comerciais entre EUA e China arrefeceu, abrindo espaço para ajustes. O governo norte-americano também aumentou a pressão sobre a Europa em uma antiga disputa sobre subsídios a aeronaves, ameaçando com tarifas sobre 4 bilhões de dólares em produtos adicionais da UE.

    No Brasil, o mercado aguardava a leitura do parecer da reforma da Previdência na comissão especial da Câmara, que aconteceu apenas após às 18h30. O parecer do relator deve ser votado nesta quarta-feira, 3.

    A Guide Investimentos destaca que, além da Previdência, o setor de siderurgia puxou o Ibovespa para baixo com o parecer da CPI de Brumadinho. No documento, 14 pessoas foram indiciadas a responder por homicídio culposo, entre elas diversos executivos da Vale e o ex diretor-presidente da companhia, Fábio Schvartsman. O acidente deixou, pelo menos, 246 mortos e 24 desaparecidos. Além da queda das ações da empresa, que registraram baixa de  4,21%, as siderúrgicas CSN (-3,30%), Gerdau (-2,59%) e Usiminas (-1,13%), acompanharam o movimento de queda.

    (Com Reuters)

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.