Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2024

Continua após publicidade

Procon vai fiscalizar se postos vão dar desconto no preço do diesel

Padilha disse que o presidente Michel Temer pediu uma norma que autorize os Procons estaduais a fiscalizar se o desconto está chegando às bombas

Por Redação
Atualizado em 28 Maio 2018, 21h22 - Publicado em 28 Maio 2018, 15h11
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Postos de gasolina sofrem com desabastecimento desde que greve dos caminhoneiros começou (Fernando Frazão/Agência Brasil)

    Os Procons estaduais terão poder para fiscalizar os postos de gasolina para verificar se eles vão repassar o desconto de 0,46 centavos no diesel para o preço final. Segundo o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, o Ministério da Justiça vai editar uma norma para permitir que os Procons estaduais façam essa fiscalização.

    “O presidente Michel Temer pediu no domingo ao ministro Torquato Jardim [da Justiça] que faça uma norma para que os Procons estaduais possam fiscalizar se o desconto da refinaria está chegando às bombas”, disse Padilha.

    O acordo anunciado ontem prevê que o preço do diesel nas refinarias ficará congelado por 60 dias e terá um desconto de 0,46 centavos por litro. Também ficaram acertadas a isenção de cobrança de pedágio por eixo suspenso nas rodovias e a criação de uma tabela com preço mínimo de frete.

    Continua após a publicidade

    Padilha afirmou que espera que cada caminhoneiro aja como uma espécie de fiscal de preço.

    O ministro Carlos Marun [da Secretaria de Governo} disse que é preciso lembrar que existem postos que compraram diesel pelo preço maior e por isso não conseguiriam repassar o desconto de imediato. “Existe muito estoque comprado pelo prelo anterior. Não podemos obrigar o posto a ter prejuízo. Podemos garantir que o preço na Petrobras vai sair com desconto a partir de hoje, no máximo, até amanhã.”

    Segundo Marun, o governo conta com o bom senso e patriotismo dos empresários de postos de gasolina sobre repassar o desconto de 0,46 centavos para o preço da bomba. “Estamos fazendo um sacrifício e exigimos que chegue ao tanque do caminhão. O Ministério da Justiça está analisando que medidas podem ser tomadas do ponto de vista do consumidor, pois é um crime de lesa-pátria.”

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.