Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Produção industrial cai 6,6% em 2016

Resultado negativo é a terceira queda anual seguida e acontece apesar da alta de 2,3% verificada em dezembro ante o mês anterior, a segunda consecutiva

Por Da redação
Atualizado em 1 fev 2017, 09h35 - Publicado em 1 fev 2017, 09h06

A produção industrial recuou 6,6% em 2016 na comparação com o ano anterior, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados nesta quarta-feira. É o terceiro ano seguido de recuo, após resultados negativos em 2014 (-3%) e 2015 (-8,3%). Segundo a Pesquisa Industrial Mensal, a queda em 2016 foi generalizada, atingindo a maioria dos segmentos analisados. Em dezembro a atividade avançou 2,3% em relação a novembro. O resultado no mês foi o segundo positivo consecutivo na comparação com o anterior, mas é 0,1% mais baixo que o registrado em dezembro de 2015.

Segundo o IBGE, a queda na atividade do acumulado do ano foi disseminada “já que as quatro grandes categorias econômicas, 23 dos 26 ramos, 63 dos 79 grupos e 72,8% dos 805 produtos pesquisados apontaram redução na produção”, diz o comunicado da instituição. As principais contribuições para a queda em 2016 foram dos setores de indústrias extrativas (-9,4%), coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (-8,5%) e veículos automotores, reboques e carrocerias (-11,4%).

Três atividades, no entanto, registraram resultados positivos: produtos alimentícios (0,6%) e celulose, papel e produtos de papel (2,5%).

Recuperação

Os números de dezembro mostram retomada da atividade sobre novembro, com resultados positivos em 16 dos 24 ramos pesquisados pelo IBGE. Dentre as variações positivas está o setor automotivo, que já havia mostrado melha anteriormente. “O destaque foi veículos automotores, reboques e carrocerias (10,8%), que teve o maior resultado para o segmento desde junho de 2016 (11,7%) e intensificou a expansão de 6,9% verificada no mês anterior”, diz a nota.

Por outro lado, três atividades que registraram resultados negativo em novembro também tiveram mau resultado em dezembro: produtos farmaquímicos e farmacêuticos (-11,7%), coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (-1,9%) e bebidas (-5,5%).

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.