A brasileira Livia Voigt, herdeira da empresa de máquinas e equipamentos WEG, é a bilionária mais jovem do mundo, segundo o ranking anual da revista Forbes, divulgado na terça-feira, 2.
Aos 19 anos, ela toma o lugar do italiano Clemente Del Vecchio, o mais novo dos seis filhos de Leonardo Del Vecchio, fundador da Luxottica, a maior marca de óculos do mundo. Lívia estreou neste ano na lista de bilionários. Sua fortuna é avaliada em 1,1 bilhão de dólares, mesmo patrimônio da também estreante Taylor Swift.
A brasileira tem participação acionária de cerca de 3% na empresa. Sua irmã mais velha, Dora Voight, também faz parte da lista, aos 26 anos. As jovens, no entanto, não participam do conselho da empresa.
Elas são netas de Werner Ricardo Voigt, cofundador da WEG ao lado de Eggon João da Silva e Geraldo Werninghaus. Há demais membros da família Voigt na lista dos bilionários: Eduardo Voigt Schwartz e Mariana Voigt Schwartz. Cada um tem pouco menos de 4% de ações da empresa, o que equivale a 1,3 bilhão de reais de patrimônio.
A WEG foi fundada em 1961, inicialmente produzindo apenas motores elétricos. A partir da década de 1980, a companhia ampliou suas atividades e passou a produzir componentes eletrônicos e itens de automação industrial, além de tintas líquidas e em pó e vernizes eletroisolantes.
Anne Werninghaus, neta de Geraldo, também está na lista de bilionários, com patrimônio de 1,2 bilhão de dólares. Assim como Lívia, não trabalha na companhia.
Segundo o ranking anual da Forbes, a lista de 2024 conta com 265 estreantes. O patrimônio dos novos bilionários representa apenas 3,6% de todo o valor acumulado pelos 2.781 mais ricos do mundo.
Além de Lívia e Taylor Swift, outros estreantes de destaque são os fundadores da varejista Shein e o ex-jogador de basquete, Magic Johnson.