Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Receita libera consulta ao lote residual do IR

Pagamento é voltado a contribuintes que ficaram na malha fina entre 2008 e 2018. O dinheiro vem com correção monetária que pode chegar a 109%

Por Da redação
Atualizado em 4 jun 2024, 16h17 - Publicado em 8 Maio 2019, 08h34
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A Receita Federal liberou nesta quarta-feira, 8, a consulta a um novo lote residual do Imposto sobre a Renda. Ao todo, serão desembolsados 260 milhões de reais para 134.720 contribuintes que ficaram na malha fina nas declarações de 2008 a 2018.

    O dinheiro será pago no dia 15 deste mês. Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet, ou ligar para o Receitafone no número 146. As informações serão disponibilizadas a partir das 9h.

    As restituições terão correção de 7,16%, para o lote de 2018, a 109,28% para o lote de 2008. Em todos os casos, os índices têm como base a taxa Selic (juros básicos da economia) acumulada entre a entrega da declaração até este mês.

    Caso o valor não seja creditado no dia 15, o contribuinte deve entrar em contato com o Banco do Brasil pessoalmente, em qualquer agência, ou ligar para a central de atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome.

    A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá fazer requerimento por meio da internet, no site da Receita, mediante o Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço “Extrato do Processamento da DIRP”.

    Continua após a publicidade

    Do total, 122 milhões de reais são para contribuintes com preferência no recebimento: idosos acima de 80 anos, idosos com idade entre 60 e 79 anos, contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou doença grave e professores.

    Restituição de 2019 começa em junho

    Contribuintes que declararam IR esse ano e têm dinheiro a receber do Fisco entrarão nos lotes de restituição a partir de junho, quando começam os lotes mensais. O primeiro lote está programado para 17 de maio e prioriza idosos e pessoas com deficiência. Além das prioridades, a Receita restitui primeiro quem entregou logo a declaração. O último lote será pago em 16 de dezembro.

    Para saber se o seu pagamento foi liberado, o contribuinte deve acessar mensalmente o site da Receita, munido apenas do número do CPF.

    O contribuinte também pode consultar o processamento da declaração para descobrir se ficou em malha fina, corrigir o problema e entrar em um dos lotes ainda este ano. Para isso, é necessário acessar o e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) da Receita Federal e informar seu CPF, código de acesso e senha. Caso não tenha o código de acesso, é possível gerar no próprio site, clicando na opção “Primeiro Acesso”.  Tenha em mãos os números dos recibos de entrega da declaração de 2017 e 2018. 

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.