Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Receita notifica mais de 8 mil empresas por sonegação

Total sonegado por empresas autuadas soma quase 1 bilhão de reais

Por Redação
Atualizado em 4 jun 2024, 16h34 - Publicado em 1 nov 2018, 10h36
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A Receita Federal iniciou mais uma fase do Projeto Malha Fiscal para pessoas jurídicas. Segundo o órgão, 8.076 empresas estão sendo notificadas devido ao não cumprimento de obrigações fiscais relativas ao Imposto de Renda para Pessoa Jurídica (IRPJ) e à Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).

    Essa fase da operação está relacionada ao ano fiscal de 2014. Segundo a Receita, o total de impostos, multas e juros cobrados das empresas soma 983 milhões de reais.

    A Receita explica que os indícios de sonegação constatados no projeto surgiram a partir do cruzamento de informações eletrônicas “com o objetivo de verificar a regularidade do cumprimento das obrigações tributárias relativas ao IRPJ e à CSLL”.

    “A Subsecretaria de Fiscalização enviou cartas às empresas alertando sobre inconsistências encontradas entre as informações declaradas em DCTF quando confrontadas com as informações presentes na Escrituração Contábil e Fiscal (ECF). Após verificadas as inconsistências, o contribuinte deverá retificar as declarações e apurar os tributos decorrentes dessa retificação, com os devidos acréscimos legais. O contribuinte poderá se autorregularizar até 28/12/2018”, disse o órgão.

    A Receita ainda encaminhou mensagens eletrônicas para as caixas postais dos respectivos contribuintes. Essa mensagem pode ser consultada por meio do e-CAC. No mesmo endereço eletrônico, o contribuinte poderá consultar também o Extrato da Malha Fiscal PJ, que apresentará as inconsistências encontradas pelo Fisco e as orientações para a regularização.

    Por fim, o órgão indica que contribuintes que não foram notificados busquem informações sobre a situação das declarações, pois as multas decorrentes das autuações podem chegar a 225%. O contribuinte também pode ser apresentado pela Receita ao Ministério Público Federal por crimes de sonegação fiscal entre outros.

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.