Regras para declaração do Imposto de Renda serão divulgadas amanhã, diz Receita
Novidades na regulamentação, prazos limites e novo programa para declaração estão entre os anúncios da instituição

A Receita Federal irá anunciar as novas regras da declaração do Imposto de Renda (IR) amanhã, quarta-feira, 12. Em 2025, pessoas que receberam rendimentos tributáveis – o que inclui salários, aluguéis recebidos, aposentadorias e pensões do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) – acima de 33.704 reais serão obrigadas a declarar. Aqueles que não cumprirem com a lei ou perderem o prazo deverão pagar à Receita uma multa mínima de 165,74 reais, que pode chegar a 20% do imposto devido no ano.
A instituição divulgará, além de novidades na regulamentação, a data limite para a declaração e quais são as exigências que obrigam um indivíduo a prestar contas à Receita. Também são esperadas informações mais específicas, como os prazos para pagamento dos lotes de restituição, os valores de deduções permitidos, o anúncio do novo programa para o envio da declaração do IR e os trâmites para quem opta pela declaração pré-preenchida.
No caso da modalidade de declaração pré-preenchida, em que aparecem os dados de rendimentos, salários e despesas médicas de pessoas físicas, é fundamental confirmar os valores antes de enviar, por meio do informe de rendimentos. As empresas e órgãos públicos brasileiros tiveram até o final de fevereiro para enviar o documento para que seus funcionários realizassem o processo de declaração do IR à Receita Federal.