Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Relacionamento com Israel veio para ficar, diz Bolsonaro a empresários

Benjamin Netanyahu disse que “não há melhor parceira atual no mundo” do que a traçada entre as duas nações

Por Julia Braun, de Jerusalém
Atualizado em 2 abr 2019, 07h44 - Publicado em 2 abr 2019, 05h50

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta terça-feira, 2, em um evento para empresários em Israel, que seu relacionamento com o país asiático “veio para ficar”. O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu também ressaltou as novas conquistas e disse que “não há melhor parceira atual no mundo” do que a traçada entre as duas nações.

Em um pronunciamento mais descontraído do que os anteriores em sua visita à Jerusalém, o presidente brasileiro não seguiu nenhum roteiro em seu discurso de 11 minutos. Bolsonaro ressaltou o recente “noivado” concretizado com Israel após o anúncio da abertura de um escritório para a promoção da ciência, tecnologia e negócios.

“E como há pouco nos tornamos noivos, abrindo aqui uma representação de negócios, tecnologia, pesquisa e inovação em Jerusalém, os senhores começam cada vez mais a notar que esse nosso relacionamento veio para ficar”, afirmou.

O primeiro-ministro israelense, por sua vez, afirmou que as duas nações têm “uma oportunidade maravilhosa para mudar o mundo e mudar nosso futuro para melhor”.

“Eu acredito que não há melhor parceira atual no mundo do que a parceria entre Brasil e Israel”, disse. Netanyahu apresentou dados sobre a economia israelense e investimentos em tecnologias e outros setores.

Continua após a publicidade

Os líderes abriram um encontro empresarial Brasil-Israel realizado no hotel David Citadel, em Jerusalém. Segundo a organização do evento, é prevista a presença de 200 a 250 representantes comerciais.

Em seu discurso, Bolsonaro também estimulou os investrimentos nas áreas de biodiversidade e de minério. O presidente insistiu na grande disponibilidade de grafeno no solo brasileiro.

O material é conhecido como um dos elementos que podem revolucionar a indústria tecnológica devido a sua resistência, leveza, transparência e flexibilidade, além de ser um ótimo condutor de eletricidade.

Continua após a publicidade

Antes do evento, Bolsonaro tomou café da manhã com CEOs de empresas israelenses e israelo-brasileiras. Ao lado de Benjamin Netanyhu, o presidente também visitou uma exposição de produtos de empresas de inovação.

O presidente testou uma nova tecnologia israelense de reconhecimento facial e ouviu algumas explicações sobre os produtos em exposição.

Bolsonaro ainda tem previsto para esta manhã uma visita à empresa fabricante de sistemas para veículos autônomos, Mobileye. O líder brasileiro e o primeiro-ministro farão um passeio em um dos veículos da companhia.

Continua após a publicidade

O presidente ainda deverá participar de um almoço com empresários no hotel onde é realizada a conferência. Pela tarde, visitará o memorial oficial para recordar as vítimas do Holocausto (Yad Vashem) e participará de uma cerimônia para o plantio de uma muda de oliveira no Bosque das Nações, também em Jerusalém.

Evento empresarial

O evento com executivos, organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em parceira com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), reune cerca de 60 empresas brasileiras dos setores de construção civil, alimentos e bebidas, saúde, defesa e pescado.

Será lançado um programa de atração de startups estrangeiras para o Brasil, o Scaleup in Brazil. Durante a tarde, também serão realizadas rodadas de negócios entre compradores israelenses e as empresas brasileiras.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.