Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Relator vota a favor de poupadores em caso de plano econômico

O julgamento no STJ da ação sobre as perdas com o Plano Verão foi paralisado depois de um pedido de vista do ministro Villas Bôas Cueva

Por Da Redação
13 set 2017, 23h56

A 2ª Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) começou nesta quarta-feira a julgar o recurso sobre o ressarcimento de expurgos inflacionários (diferença entre a correção da poupança e o índice oficial de inflação) que aconteceram no Plano Verão, em janeiro de 1989.

O julgamento, porém, acabou suspenso por um pedido de vista. O único a dar o seu voto foi o relator do caso, ministro Raul Araújo, que se disse a favor em reconhecer que todo poupador que comprovou perdas e se considerou lesado com o Plano Verão pode ser ressarcido.

De acordo com a posição do relator, o poupador não precisa fazer parte de uma associação de direito ao consumidor para ter legitimidade para executar a sentença. Os bancos defendiam que apenas as pessoas que fossem associadas na época em que a ação foi proposta sejam beneficiadas. O placar, neste momento, é de um voto a favor dos poupadores. São, no total, oito votos.

O outro caso analisado nesta quarta-feira foi a legitimidade passiva do Banco HSBC para responder pelo passivo do Banco Bamerindus nos casos de expurgos inflacionários. De acordo com o relator, o HSBC poderá responder por eventuais prejuízos com correntistas do Bamerindus.

Depois disso, o julgamento foi paralisado por um pedido do ministro Villas Bôas Cueva. O STJ ainda não divulgou uma data para a sequência do caso.

 

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.