A Receita Federal libera a consulta ao segundo lote de restituições do Imposto de Renda de 2017 a partir das 9h desta segunda-feira. Neste lote estão incluídos 1,347 milhão de contribuintes, com direito a sacar 2,5 bilhões de reais de restituições.
Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita na internet (https://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/Atrjo/ConsRest/Atual.app/paginas/index.asp), ou ligar para o Receitafone 146.
O dinheiro será depositado no dia 17 de julho. Do montante liberado, 1,489 bilhão de reais refere-se ao pagamento de restituições prioritárias – pagamento de idosos (664.547) ou contribuintes com algum tipo de deficiência (55.259).
Neste lote também foram incluídas restituições residuais dos exercícios de 2008 a 2016, que estavam presas na malha fina. Contando os lotes residuais, a Receita vai liberar cerca de 3 bilhões de reais para o pagamento de restituições.
A consulta à liberação das restituições também pode ser feita no aplicativo para tablets e smartphones da Receita. O aplicativo também permite a consulta às declarações do IRPF e situação cadastral do CPF do contribuinte.
A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la por meio da internet.