Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Saiba como vai funcionar o Pix por aproximação

A novidade está disponível para clientes PicPay e C6 com carteiras vinculadas ao Google, mas é preciso cadastrar o Pix na carteira digital para poder utilizar

Por Camila Pati Atualizado em 4 nov 2024, 21h28 - Publicado em 4 nov 2024, 17h02

O Pix por aproximação chega primeiro aos usuários de carteiras digitais do Google, por causa da parceria firmada entre o Banco Central (BC) e a empresa. A nova funcionalidade foi apresentada nesta segunda-feira, 4, por Fábio Coelho, presidente do Google Brasil, e pelo presidente do BC, Roberto Campos Neto. 

Os  pagamentos serão feitos a partir de aproximação do smartphone da maquininha. Inicialmente, os usuários de celulares Android poderão pagar por meio de contas bancárias previamente integradas à carteira do Google, com recurso ativado a partir da tecnologia NFC (Near Field Communication), por isso é preciso que o celular esteja atualizado com a tecnologia NFC.

“Vamos lançar o pagamento por aproximação do Pix. Da mesma forma que você tem hoje no Google Wallet, no qual encosta o cartão de crédito e paga, você vai poder fazer isso com o Pix”, disse o presidente do Banco Central. Pesquisa realizada pela instituição, e citada por Campos Neto, indica que 30% das pessoas que não usavam o Pix afirmavam que o motivo era a obrigação de entrar no aplicativo do banco para fazer pagamentos, preferindo utilizar cartões que funcionam por aproximação.

A novidade está disponível para clientes PicPay e C6 com carteiras vinculadas ao Google, mas é preciso cadastrar o Pix na carteira digital para poder utilizar. Nas próximas semanas, clientes Itaú também poderão utilizar a novidade. O público em geral poderá usar a funcionalidade a partir do dia 28 de fevereiro de 2025. Sua implementação é obrigatória a partir de novembro, mas será feita de forma gradual até janeiro de 2026 — inicialmente, estará disponível em instituições que realizarem 99% das operações de iniciação de pagamento, segundo o BC.

O funcionamento, como detalhou a head de parcerias de pagamentos para a América Latina Natacha Litvinov, será similar ao que ocorre com os pagamentos via QR code. A loja digita o valor na maquininha e o terminal de pagamento se conecta via NFC com o celular  para carregar os detalhes da transação de pagamento, explicou a executiva.

Continua após a publicidade

O usuário pode escolher de qual conta vinculada à carteira Google será executado o Pix e a confirmação é feita por biometria. A mensagem do pagamento vai chegar ao celular e também à máquina de pagamento.

Para garantir a segurança do Pix por aproximação em período noturno, entre 20h e 6h, será possível apenas realizar pagamentos e transferências para pessoas e empresas com as quais o usuário já fez transações anteriormente.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.