O Brasil é hoje o segundo maior produtor de carne bovina e de frango do mundo – e líder global em exportações de carne bovina. Em 2016, foram exportadas 6,7 milhões de toneladas de carne, que resultaram em um total de 14,211 bilhões de dólares para o país.
Hong Kong é o mercado que mais compra a carne produzida no Brasil. Em 2016, a ex-colônia britânica importou 1,84 bilhão de dólares em carne, 773.070 toneladas. Outro grande comprador da carne brasileira é a China, responsável pela importação de 736.576 toneladas de carne, um total de 1,75 bilhão de dólares.
A repercussão gerada pela deflagração da Operação Carne Fraca, pela Polícia Federal, na última sexta-feira, fez com que alguns dos mercados compradores da carne brasileira decidissem suspender por tempo indeterminado as importações do produto. China, Chile, Coreia do Sul e União Europeia anunciaram restrições temporárias à importação de carne brasileira.
Um porta-voz da Comissão Europeia disse que a União Europeia não permitirá que as empresas investigadas pela operação tenham produtos importados pelo bloco.
De acordo com o Ministério da Agricultura, União Europeia, Israel, Canadá, Coreia do Sul, Japão e China solicitaram esclarecimento dos fatos relacionados à operação.
Às 21h desta segunda-feira, o ministro da pasta, Blairo Maggi, participará de uma videoconferência com o ministro da Agricultura chinês.
Confira abaixo, os maiores importadores da carne produzida no país: