Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Saque do PIS/Pasep de 2017 acaba na sexta-feira; saiba se tem direito

Segundo Caixa e Banco do Brasil, 2,1 milhões de trabalhadores ainda não pegaram o benefício; após o prazo, dinheiro fica com o governo

Por Larissa Quintino Atualizado em 24 jun 2019, 17h04 - Publicado em 24 jun 2019, 17h01
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Cerca de 2,1 milhões de trabalhadores tem até sexta-feira, 28, para sacar o abono salarial do PIS/Pasep referente ao ano de 2017. O valor varia de 84 reais a 998 reais. Quem não fizer o saque até a data, perde o direito ao benefício.

    O abono é devido a quem trabalhou por pelo menos 30 dias em 2017 e com remuneração mensal média de até dois salários mínimos por mês (equivalente a 1.874 reais em 2017). A quantia que cada trabalhador recebe é proporcional ao número de meses trabalhados formalmente no ano-base. Quem trabalhou durante todo o ano recebe o valor cheio. Quem trabalhou por apenas 30 dias recebe o valor mínimo.

    No caso do trabalhador da iniciativa privada, o saque do PIS deve ser feito na Caixa Econômica Federal. Segundo o banco, há 1,9 milhão de trabalhadores para receber uma quantia equivalente a 1,3 bilhão de reais. É possível fazer a retirada com o Cartão Cidadão em caixas eletrônicos ou com com documentos como RG, CPF e carteira de trabalho em qualquer agência da Caixa.. Além de ter trabalhado por pelo menos 30 dias e precisar se enquadrar nos critérios financeiros, é preciso que o trabalhador estivesse inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos,e que seus dados tenham sido informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

    Continua após a publicidade

    Já o Pasep é pago para funcionários públicos, e o saque é feito no Banco do Brasil.  De acordo com o banco, ainda estão disponíveis para saque cerca de 227 mil abonos, para um total de 168 milhões de reais.

    Para saber se tem direito ao abono salarial, é possível fazer a consulta das seguintes maneiras. No caso do trabalhador a iniciativa privada, é possível fazer a consulta pela internet no site da Caixa. Clique em “Consultar pagamento”. É necessário cadastrar uma senha para o primeiro acesso. A consulta também pode ser feita pelo telefone (0800 726 0207). Tenha em mãos o número do PIS, CPF e RG. Para o Pasep, a consulta é feita pelo telefone: 4004-0001 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 729 0001 (demais cidades).

    Reforma pode mudar abono

    A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da reforma da Previdência pode mexer no programa de abono salarial. Segundo a proposta do governo, o valor só seria pago a trabalhadores que recebessem o equivalente a um salário mínimo por mês e não dois, como é hoje. No parecer do relator da proposta na comissão especial, deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), foi estipulado um meio termo: o teto para que o trabalhador possa receber o PIS/Pasep é receber salário mensal equivalente a 1.364,33 reais. A proposta está em tramitação no Congresso Nacional.

    A reforma da Previdência prevê, entre outros pontos, fixar uma idade mínima para que o trabalhador possa pedir a aposentadoria: 62 anos para mulheres e 65 anos para os homens. Após passar pela comissão especial, o texto vai para o plenário da Câmara dos Deputados e, se aprovado, para o Senado.

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.