Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Se não houver acordo EUA-China, Brasil pode ser beneficiado, diz ministra

Em meio a ameaças de Trump contra chineses, Tereza Cristina fará viagem à Ásia para promover a agropecuária brasileira

Por da Redação
6 Maio 2019, 17h37
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, afirmou nesta segunda-feira, 6, que, caso os Estados Unidos e a China não alcancem acordo, o Brasil poderá ser beneficiado. Ela, porém foi cautelosa ao comentar a declaração do presidente americano Donald Trump, que, no Twitter, anunciou o aumento, a partir de sexta-feira, nas tarifas de 10% para 25% em cima de 200 bilhões de dólares em produtos chineses. Além disso, Trump ameaçou tarifar “em breve” em 25% o equivalente a 325 bilhões de dólares em outros produtos da China.

    “Precisamos saber se foi só um recado duro ou se isso vai se efetivar”, afirmou a ministra, após participar de reunião do Conselho Superior do Agronegócio, na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). “Claro que, se os Estados Unidos e a China não entrarem em acordo, e se as tarifas não voltarem ao que eram antes, realmente é uma oportunidade, uma janela de oportunidade a mais para o Brasil.”

    A relação comercial entre Brasil e China vem melhorando desde que os Estados Unidos e o país asiático entraram em guerra comercial no início de 2018. As exportações brasileiras aumentaram em 35,2% para o país asiático no ano passado em relação ao ano anterior.

    Segundo dados do Ministério da Economia, a soja, principal produto brasileiro da pauta de exportações, foi o que mais se beneficiou: representando 14% das vendas totais externas do país em 2018. De toda a receita exportada do grão, 82% foi para a China.

    Na madrugada desta terça-feira, 7, a ministra embarca para a Ásia, onde tentará abrir mercados para o Brasil, principalmente no setor de proteína animal. “Eu vou chegar lá em meio a toda essa negociação (China e EUA) e eu vou fazer uma leitura do que isso pode representar para o Brasil, principalmente para a soja, que é nossa grande preocupação”, afirmou.

    Continua após a publicidade

    O país é concorrente dos EUA na exportação de soja para a China. “Já a carne, os chineses terão que importar para suprir sua demanda interna, e hoje já tem um alto preço. Então, o Brasil pode colaborar um pouco para que esses preços lá possam cair.”

    Ela contou que na China vai dizer que o Brasil é um grande parceiro. “Somos parceiros confiáveis, temos produtos de qualidade e volume, de soja, milho, enfim”, declarou. Sobre novas habilitações de indústrias, Tereza Cristina disse que ainda não há sinalização. “Essa resposta nós vamos trazer de lá”, afirmou.

    A ministra fará uma viagem de 16 dias ao continente asiático passando por quatro países: Japão, China, Vietnã e Indonésia. O objetivo da delegação brasileira será o de promover o setor agropecuário brasileiro e ampliar a participação nesses mercados.Se não houver acordo EUA-China, Brasil pode ser beneficiado, diz ministra

    (Com Estadão Conteúdo)

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.