Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Secretário do Tesouro defende estados e municípios na reforma

Mansueto Almeida diz que há esforço para governadores convencerem deputados de seus estados sobre a necessidade das medidas

Por Estadão Conteúdo 27 jun 2019, 16h01

O secretário do Tesouro, Mansueto Almeida, defendeu em evento da Fitch Ratings que é fundamental estados e municípios participarem da reforma da Previdência. Segundo ele, a entrada ainda não ocorreu por “questões políticas” e o governo está tentando buscar uma solução. “Houve várias reuniões em Brasília nos últimos dois a três dias”, disse o secretário, destacando que há um esforço para os governadores convencerem os deputados de seus estados, sobretudo os de esquerda, sobre a necessidade das medidas.

“É uma questão política que está sendo trabalhada. Governadores reconhecem a necessidade da reforma”, disse Mansueto. “Se não entrarem na reforma, terão que fazer esforço enorme para reequilibrar as contas.” Mansueto disse que aprovada a reforma, a confiança dos agentes melhora e o investimento tende a voltar a crescer. Só a perspectiva de aprovação mais rápida do texto levou as taxas dos juros no mercado futuro a apresentarem forte redução desde maio. “Toda semana que faço leilão de título público me assusto positivamente com a queda dos juros.”

Além da Previdência, para o Brasil voltar a crescer de forma mais consistente, Mansueto defendeu outras medidas, como a reforma tributária. Se fizer o dever de casa, o Produto Interno Bruto (PIB) potencial do país, hoje na casa dos 2%, pode ir para “2,5% ou 3%”.

Mansueto afirmou que o governo caminha, apesar de não ter base sólida no Congresso, para aprovar uma reforma da Previdência com impacto fiscal relevante, de 850 bilhões de reais a 1 trilhão de reais em dez anos. “Chegamos a um estágio em que a reforma da Previdência se descolou do governo”, disse ele, destacando que os parlamentares ficaram mais conscientes da necessidade da reforma e estão apoiando as medidas.

“Ainda tem muita conversa, mas o Congresso está apoiando a reforma”, disse. Caso a reforma seja aprovada no Congresso até setembro será “grande sucesso”, completou o secretário.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.