Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Seguro obrigatório do carro ficará 35% mais barato em 2018

Regras do seguro popular mudaram: empresas poderão oferecer apenas uma rede referenciada de oficinas e peças sem chancela das fábricas

Por Estadão Conteúdo
Atualizado em 21 dez 2017, 10h11 - Publicado em 19 dez 2017, 18h37

O valor do seguro obrigatório pago anualmente pelos proprietários de veículos automotores ficará mais baixo a partir de 2018. O Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) aprovou nesta terça-feira, 19, mudanças no Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores em Vias Terrestres (DPVAT) e em outras modalidades de seguros.

Com exceção da categoria de motos, haverá uma redução de 35% nos valores do DPVAT para todos os outros tipos de veículos. A partir de janeiro, o valor médio do seguro obrigatório pago na categoria 1 – de veículos de passeio -, cairá de 63,69 reais para aproximadamente 42 reais. 

“Mesmo com essa redução, a previsão é de que a Seguradora Líder ainda terá uma arrecadação de 4,745 bilhões de reais em 2018”, afirmou o superintendente da Superintendência de Seguros Privados (Susep), Joaquim Medanha.

Ele lembrou que o DPVAT já havia sofrido uma redução de 37% no ano passado.

O CNSP também aprovou uma resolução para ajustar o seguro popular de automóveis. Esse seguro, criado em 2016, é voltado para proprietários de carros com mais anos de uso, que muitas vezes não contam com essa proteção. Essa modalidade, no entanto, ainda enfrentava resistência por parte das seguradoras.

Continua após a publicidade

A pedido das empresas, as mudanças aprovadas nesta terça possibilitam que não haja mais a chamada “livre escolha” por parte do segurado, uma vez que as seguradas agora poderão oferecer apenas uma rede referenciada de oficinas, além do uso de peças compatíveis novas, mas sem a chancela das fábricas. 

“Esse produto não concorre com o seguro tradicional, pois atua em um nicho de veículos usados, com mais de três ou quatro anos” afirmou Medanha. “Essas seguradoras também poderão usar peças usadas certificadas de acordo com a Lei do Desmanche, quando essas peças estiverem disponíveis”, completou.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.