Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2024

Continua após publicidade

Senado pauta Mover, apesar de falta de acordo sobre taxação na Câmara

Taxação de compras internacionais de até 50 dólares, que preocupa o governo Lula por impacto em sua popularidade, ainda não foi votado pelos deputados

Por Kaype Abreu Atualizado em 28 Maio 2024, 14h18 - Publicado em 28 Maio 2024, 14h06

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), pautou para quarta-feira, 29, o PL 914/2024, que cria o Programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover). A sessão plenária está prevista para começar às 11h. A grande questão é que o texto ainda não foi votado  na Câmara dos Deputados. Só depois de aprovada é que a matéria segue para deliberação dos senadores.

O projeto visa apoiar a descarbonização dos veículos brasileiros, mas enfrenta resistência na Câmara dos Deputados depois que o relator, Átila Lira (PP-PI), incluiu no texto um dispositivo prevê acabar com a isenção de impostos federais em compras internacionais de até 50 dólares. O trecho foge ao tema do projeto, o que é popularmente chamado de “jabuti”.

A orientação do Palácio do Planalto para a base governista na Câmara é votar contra a taxação, para discutir o assunto de forma separada. O Mover perde a validade na sexta-feira, 31, se não for votado até lá. Quinta-feira, 30, é ponto facultativo em comemoração a Corpus Christi e não haverá expediente no Congresso.

A taxação de compras importadas de até 50 dólares, que preocupa o governo Lula por impacto em sua popularidade, já foi defendido pela ala econômica, mas na semana passada o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, preferiu não mais se posicionar, dizendo que a orientação é fazer o debate.

O PL 914/2024 prevê incentivos fiscais para empresas do ramo automotivo que investem em sustentabilidade e prevê novas obrigações à indústria automotiva para diminuir seu impacto ambiental.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.