Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Só 9% dizem que não pretendem fazer compras na Black Friday

Pesquisa do Google mostra que adesão de novos varejistas ao saldão fez que com consumidores comprassem em novas categorias, como viagens e beleza

Por Patrícia Basilio Atualizado em 14 ago 2018, 14h00 - Publicado em 14 ago 2018, 14h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Os brasileiros compraram o equivalente a 2,1 bilhões de reais pela internet na Black Friday do ano passado. O gasto médio foi 1.178 reais, indicando uma disposição para gastos de maior valor. Neste ano, só 9% afirmaram que não vão aproveitar as promoções da Black Friday, que cairá em 23 de novembro.

    Quando a pesquisa ouve apenas quem fez compras na promoção de 2017, o porcentual cai para 2%, de acordo com pesquisa do Google. O principal motivo é a falta de dinheiro.

    Durante anos, smartphones, TVs e eletroportáteis foram os produtos mais vendidos da Black Friday. Com a maior adesão de lojistas ao saldão virtual, roupas, calçados e acessórios entraram na lista dos artigos mais buscados nos portais de vendas, segundo pesquisa do Google. Eletrônicos e vestuário devem ser novamente os mais itens comprados na sexta-feira promocional de 2018.

    No ano passado, os brasileiros compraram em 3,9 categorias diferentes, entre elas eletrônicos, viagens e beleza — o que representa uma alta de 15% em relação a 2015.

    “Os consumidores estão mais acostumados com o meio virtual. Além disso, os varejistas perceberam o poder de venda da Black Friday e, desta forma, começaram a participar do evento”, afirma Rafael Campion, líder de inteligência de mercado do Google.

    Continua após a publicidade

    Volume de buscas

    Em 2017, o volume de buscas por produtos no Google registrou crescimento de 57% no dia da Black Friday, em relação à media das sextas tradicionais de novembro, anteriores ao evento. Procuras específicas por eletrônicos e eletroportáteis apresentaram variação de mais de 300% no mesmo período de comparação.

    Apesar de a data ganhar cada vez mais solidez no Brasil, a falta de confiança nas promoções é impeditivo para 37% dos entrevistados participarem do saldão. Por outro lado, 75% dos consumidores que já comprarem nesta sexta-feira especial afirmaram que gastaram o valor médio que esperavam.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.