Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Sob peso da crise, feira de franquias cria área para negócios baratos

Desemprego em alta impulsiona empreendedorismo, e franquias apostam em modelos mais baratos e pagamento facilitado para crescer

Por Larissa Coldibeli
Atualizado em 27 jun 2018, 11h33 - Publicado em 27 jun 2018, 08h17

Começa nesta quarta-feira, 27, a ABF Franchising Expo, feira do setor de franquias que espera atrair cerca de 65 mil pessoas ao Expo Center Norte, em São Paulo. O evento, que acontece até sábado, 30, apresenta mais de 400 opções de negócio para quem deseja empreender.

Com o desemprego afetando mais de 13 milhões de brasileiros, abrir a própria empresa vira uma alternativa de sobrevivência para quem tem capital para investir. Dados do Sebrae mostram um salto no empreendedorismo por necessidade: em 2014, eram 29% das novas empresas; em 2017, foram 40% dos novos negócios. Neste cenário, as franquias são uma opção interessante, pois, em geral, são negócios já testados e que oferecem suporte ao investidor, explica Lyana Bittencourt, do Grupo Bittencourt, consultoria especializada em franchising.

“O conceito de franquia é transferência de conhecimento, que vem da experiência da empresa franqueadora na gestão do negócio. Ao investir em uma franquia, o empreendedor recebe manuais, treinamento, aconselhamento, consultoria de campo e outras formas de suporte. Isso facilita o aprendizado da operação e minimiza erros”, declara.

Porém, como em qualquer negócio, não há garantia de sucesso e é necessário tomar alguns cuidados antes de se associar a uma marca. “Os interessados em franquia devem exigir a Circular de Oferta de Franquia (COF), um documento que, entre outras informações, traz os dados financeiros da rede e o contato de atuais e ex-franqueados. É preciso analisar os números e conversar com quem está ou já fez parte da rede para saber o que acha do negócio”, recomenda a consultora. Outra dica importante é não assinar nenhum contrato na feira de franquias. “É proibido. Por lei, o interessado tem 10 dias para analisar a COF antes de assinar contrato”, diz Bittencourt.

Negócios a partir de 2.500 reais

Para atrair pessoas que querem empreender, mas têm pouco dinheiro, a feira traz pela primeira vez um Boulevard de Microfranquias, dedicado a redes com investimento inicial de até 90 mil reais. “Tem havido um aumento da demanda por modelos de negócios mais enxutos, como quiosques, home-based, trucks e similares, e a ABF Expo tradicionalmente acompanha os movimentos e tendências do mercado. Daí a relevância de lançarmos um espaço exclusivamente dedicado às microfranquias na feira”, diz Altino Cristofoletti Junior, presidente da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Há opções a partir de 2.500 reais, caso da Freewet (limpeza automativa) no modelo de negócio que não exige ponto comercial (o prestador de serviço vai até o cliente). Outras empresas que estão no espaço dedicado às microfranquias são Escola Guga Tênis (escola de tênis para crianças, do tenista Gustavo Kuerten), com investimento inicial a partir de 65 mil reais; Nutty Bavarian (quiosques de castanhas glaceadas), a partir de 76 mil reais; e Mary Help (serviços domésticos), que custa a partir de 31 mil reais.

Adriana Auriemo, diretora de microfranquias da ABF, explica que existem dois tipos de microfranquias: as que operam exclusivamente com o modelo de investimento inicial baixo – geralmente empresas de serviços, em que o próprio franqueado cuida da operação e não há exigência de ponto comercial – e marcas que possuem lojas convencionais e apostam em um modelo mais enxuto para entrar em mercados menores, como cidades do interior.

Continua após a publicidade

“As microfranquias, inclusive, ajudam a trazer para a legalidade empresas que eram informais. O empreendedor vê que, com a franquia, ele vai ter suporte em áreas que ele tem dificuldade”, afirma Auriemo. Ela diz, no entanto, que um cuidado é importante: nunca investir todo o dinheiro que possui no negócio. “É preciso ter uma reserva financeira para bancar os gastos pessoais e da empresa enquanto ela ainda não dá lucro”, indica.

Novidades incluem contêiner e realidade virtual

As 400 empresas expositoras apresentam várias novidades no Expo Center Norte, em São Paulo. Veja abaixo os destaques:

Água de Cheiro – após ser adquirida pela Beauty Franchising em 2016, a marca prevê fortalecer e ampliar sua presença no mercado nacional de beleza em 2018. A empresa, que atualmente contabiliza 196 lojas, sendo grande parte concentrada na região Nordeste, prevê a abertura de 45 novas operações até o final do ano. O investimento inicial é a partir de 84 mil reais.

Loja Agua de Cheiro no Shopping Metro Itaquera
Investimento inicial em uma loja Água de Cheiro é de 84 mil reais (Samuel Chaves/S4 PHOTOPRESS/Divulgação)

Domino’s Pizza – a maior rede de pizzarias do mundo, que tem 13 mil lojas em 83 países, apresenta na ABF Expo seus novos sistemas de tecnologia para melhor gestão das franquias e economia de custos. O programa Pulse é a grande novidade da marca para atrair novos franqueados, e o investimento inicial é a partir de 730 mil reais. A expectativa é fechar o ano de 2018 com 245 unidades em operação (atualmente são 209).

Continua após a publicidade

Emagrecentro – a marca apresenta o modelo de microfranquia, com investimento inicial a partir de 59,9 mil reais e condições facilitadas de pagamento: além de ficar isento da taxa de franquia, os equipamentos e mobiliários utilizados na clínica podem ser parcelados em até 12 vezes, no cartão de crédito ou cheque.

Emagrecentro
Emagrecentro apresenta o modelo de microfranquia, com investimento inicial a partir de 59,9 mil reais (Cadu Nickel/Divulgação)

Giraffas – o foco da rede de alimentação é ampliar as possibilidades de localização dos restaurantes para locais mais remotos e cidades menores, com investimento mais baixo. Para isso, está apostando no novo Giraffas Container, com investimento a partir de 550 mil reais.

Giraffas Container é uma das novidades da ABF Expo 2018
Giraffas Container é uma das novidades da ABF Expo 2018 (//Divulgação)

Grupo Afeet – detentor das marcas Authentic Feet, Artwalk e Magic Feet, a empresa tem como meta atingir a marca das 367 lojas até 2021, 200 a mais que o atual. O investimento parte de 460 mil reais.

Continua após a publicidade
Loja Authentic Feet, do Grupo Afeet
Loja Authentic Feet, do Grupo Afeet (Foto/Divulgação)

Havanna – a maior e mais tradicional marca de alfajores da Argentina investe no mercado nacional e expande seus negócios nas regiões Norte e Nordeste. A marca aposta em novos modelos e fecha parcerias store in store com grandes redes, instalando seus pontos em locais como livraria Saraiva. O investimento é a partir de 280 mil reais. A empresa prevê duplicar o número de lojas, passando dos 53 atuais para 106 unidades até o final de 2018, e fechar o ano com um faturamento de mais de 100 milhões de reais.

#Hashtec – é uma microfranquia de reparo de celular que oferece baixo investimento, a partir de 30 mil reais, e pertence ao Grupo PLL, especialista em serviços de assistência técnica de celulares, com mais de 13 anos de mercado e que realiza mais de 40 mil reparos por mês. O objetivo é criar uma rede nacional de assistências técnicas focadas em reparo rápido (de 30 a 40 minutos) e venda de acessórios.

iGUi – com mais de 20 anos de mercado, a fabricante de piscinas está presente em mais de 40 países e possui mais de 800 lojas. O investimento inicial é a partir de 250 mil reais  e, para facilitar o acesso à franquia por meio do crédito, a marca possui parcerias com os bancos Santander e Bradesco, que oferecem linhas especiais de financiamento para os candidatos aprovados pela rede.

Instituto Gourmet – participando pela primeira vez do evento, o Instituto Gourmet é uma rede de franquias especializada em cursos profissionalizantes na área da gastronomia. Ingressou no franchising em 2017 e já conta com 32 unidades, faturando 5 milhões de reais por ano. Investimento a partir de 250 mil reais.

Continua após a publicidade

Mundo Verde – a rede de produtos naturais apresenta seu novo formato de loja, o quiosque. Criado para atrair novos perfis de empreendedores, requer investimento a partir de 120 mil reais.

VR Gamer – a casa de games de realidade virtual foi inaugurada há dois anos, em São Paulo, e possui duas unidades fixas e uma itinerante. Os equipamentos de alta tecnologia permitem aos clientes locomoverem-se livremente pelo espaço e terem uma experiência totalmente imersiva no jogo. O investimento é a partir de 170 mil reais, e a expectativa é fechar 2018 com dez lojas.

Outras atrações de destaque na feira são a Arena do Conhecimento, com palestras sobre diversos temas associados ao franchising; a área Montando Minha Franquia, que reúne fornecedores do setor como ferramentas de TI, serviços de marketing, geolocalização, design de ponto de venda, sistemas de pagamento, entre outros; e o Smart Mall ABF, com tendências tecnológicas aplicadas ao varejo: soluções para aumento de produtividade, redução de custos, otimização da gestão e aprimoramento da experiência do consumidor.

Serviço

27ª ABF Franchising Expo

Local: Expo Center Norte – Pavilhões Branco e Azul

Continua após a publicidade

Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme – São Paulo – SP

Quando: de 27 a 30 de junho de 2018

Horários:

> Quarta-feira, 27/06 – das 9h às 19h (horário especial Jogo do Brasil)

> Quinta e Sexta, 28 e 29/06 – das 13h às 21h

> Sábado, 30/06 – das 11h30 às 18h30

Preço do Ingresso Online: R$ 70

Preço do Ingresso na Bilheteria do Evento: R$ 80

Ingressos individuais, intransferíveis e válidos para os quatro dias de evento.

Informações: (11) 3017-6800

Site: https://www.abfexpo.com.br

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.