Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Solange Guedes e Ivan Monteiro são cotados para substituir Parente

A preocupação do mercado agora é saber se a próxima gestão terá autonomia para comandar a companhia

Por Gilmara Santos
1 jun 2018, 16h52

A diretoria da Petrobras está reunida na tarde desta sexta-feira para decidir quem será o novo presidente, ainda que interino, depois da saída de Pedro Parente do comando da estatal. Os executivos da empresa Solange Guedes e Ivan Monteiro são os mais cotados no mercado.

Solange é diretora executiva de exploração e produção e ingressou na Petrobras em 1985. Desde então ocupou diversas funções gerenciais na área de exploração e produção. Por ser um dos quadros da empresa, ela é uma opção bem-vista do ponto de vista interno.

Já Monteiro, que é diretor executivo da área financeira e de relacionamento com investidores, foi levado para a empresa por Aldemir Bendine e foi mantido por Parente no cargo.

Para o mercado, esse seria o nome mais forte para assumir a função. Ex-executivo do Banco do Brasil, Monteiro tem grande expertise no mercado e foi responsável, entre outras coisa, por renegociar as dívidas da companhia. No entanto, fontes do mercado dizem que ele já teria avisado que, se fosse chamado para o cargo, recusaria o convite.

A autonomia da próxima gestão é a grande preocupação do mercado e foi um dos motivos que levou à saída de Parente. Ele pediu demissão do cargo na manhã desta sexta-feira, 1º. Ele fez o pedido diretamente ao presidente da República, Michel Temer. Em carta de demissão, ele diz que ficou “claro que sua permanência na presidência da Petrobras deixou de ser positiva e de contribuir para a construção das alternativas que o governo tem pela frente”.

Continua após a publicidade

“Sendo assim, por meio desta carta, apresento meu pedido de demissão do cargo de Presidente da Petrobras, em caráter irrevogável e irretratável. Coloco-me à disposição para fazer a transição pelo período necessário para aquele que vier a me substituir”, afirma ele.

Parente assumiu a presidência da companhia com a missão de recuperar a empresa, que tinha perdido valor de mercado e estava mergulhada em uma crise profunda ocasionada pela política artificial de preços adotada durante o governo da presidente Dilma Rousseff.

 

Publicidade

Imagem do bloco
Continua após publicidade

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Continua após publicidade

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Continua após publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.