Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Startup Awto lança serviço de aluguel de carros via app para empresas

A ideia é que as empresas deixem de gastar com frota própria de veículos e motoristas, optem pelo compartilhamento de carros alugados por aplicativo

Por Camila Pati 6 ago 2024, 18h58
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Única multinacional de compartilhamento de carros da América Latina, a startup Awto acaba de lançar um novo serviço no Brasil. Até então focada em oferecer  aluguel de carros via aplicativo para consumidores finais em São Paulo e Barueri, a startup – que chegou ao Brasil em 2022 – agora mira também as empresas.

    A ideia é que as empresas deixem de gastar com frota própria, motoristas e passem a oferecer a opção de carros compartilhados para funcionários.  Como ocorre para os consumidores finais, a aluguel do carro é feito de forma rápida e simples pelo aplicativo Awto e por tempo flexível. O usuário pode pegar o carro por apenas alguns minutos para algum deslocamento na cidade e depois devolvê-lo em dos pontos de devolução espalhados pela cidade, ou escolher ficar horas, dias ou meses.

    A redução de custos projetada é de 20%, mas pode passar disso. Tanto para empresas como para os clientes pessoa física, o  serviço sempre sai mais barato do que o serviço da Uber ou 99, já que é o usuário quem dirige o veículo. “O aluguel  do carro já é de 20% a 40% mais barato que o aplicativo de transporte”, diz  Fernando Freitas, CSO da Awto.

    No Chile, onde a startup foi fundada e opera desde 2016, a Awto tem 250 empresas clientes, entre elas a Petrobras, a Pepsico e o Walmart. Para colocar a operação voltada a empresas na rua, a experiência adquirida no país e a base tecnológica foram fundamentais. “Começamos a formatar essa operação há uns três anos no Chile e a operação aqui no Brasil utiliza toda essa plataforma que foi criada. A gente já tinha 80% do caminho andado”, diz Freitas. Em São Paulo, a empresa conta com uma frota de mais de 400 veículos, no Chile são 1.100. 

    No portfólio de serviços para empresas, é possível oferecer o aluguel de carro com benefício para funcionários, fechar pacotes pré-pagos, optar por assinatura de veículos para executivos ou ter uma frota dedicada e compartilhada apenas pela empresa. A receptividade ao serviço tem sido boa e, segundo ele, hotéis, incorporadoras e condomínios já estão utilizando o serviço em São Paulo. A meta é chegar até o fim do ano com 40 empresas no portfólio de clientes. “Mas já estamos perto de atingir a meta”, diz Freitas. 

    Continua após a publicidade

    Com menos de 20 meses, a operação brasileira da  Awto está crescendo 12 vezes mais rápido do que foi no Chile. “É um momento muito otimista, a gente vê uma procura alta pelos nossos produtos e serviços. Hoje nós temos uma demanda reprimida, precisamos cada vez mais colocar carros nas ruas para atender a procura”, diz Freitas.

    Apesar de ser algo inicial no Brasil, dados recentes mostram que o compartilhamento de carros está em alta no mundo. O recente relatório Future Transport-News indica que até 2032, esse mercado vai atingir os 20 bilhões de dólares. Segundo um estudo da IMARC Group, o crescimento anual até 2032  será de 16%.

    A meta da Awto é ter lucro em São Paulo nos próximos dois anos e então partir para a expansão dos serviços para outras cidades. “Se a gente estiver na trajetória que a gente está hoje , a gente pode antecipar a expansão”, diz Freitas. Um dos grandes desafios da operação em São Paulo é lidar com a falta de segurança e a violência urbana. “A gente teve que reforçar muito essa área da empresa, porque os desafios que a gente enfrentava no Chile não chegavam aos pés dos desafios que a gente enfrentou no início da operação no Brasil. Mas, hoje é impossível roubar um carro nosso”, afirma Freitas. 

    O investimento em diversas camadas de segurança é o que traz a tranquilidade de escalar a operação no Brasil, segundo ele. No estado de São Paulo, a próxima cidade a receber os serviços de compartilhamento de carros é Campinas, segundo o executivo. Rio de Janeiro, Brasília,  Belo Horizonte e Porto Alegre são capitais que estão no radar da empresa.

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.