Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Startup da GM quer lançar carro sem volante ou pedais

A Cruise, que também pertence à Honda, obteve licença para testar carros autônomos em São Francisco e pretende iniciar produção do Origin até 2022

Por Diego Gimenes
Atualizado em 22 out 2020, 08h37 - Publicado em 22 out 2020, 06h39

A Cruise, startup da americana General Motors (GM), tentará mais uma vez lançar um veículo sem pedais ou volante. A empresa, que buscava aprovação das autoridades americanas para produzir um modelo autônomo nos moldes da plataforma Chevrolet Bolt, decidiu retirar a solicitação para, em parceria com a Honda, centrar esforços em um novo projeto: o Cruise Origin. O veículo contará com apenas dois bancos compridos, um de frente para o outro, que podem comportar até quatro pessoas. O objetivo da montadora é começar a produção até o fim de 2021 ou início de 2022, mas o processo de implementação e sobretudo de testes desses veículos é longo e complexo, ou seja, talvez não será possível admirar esses automóveis pelas ruas das cidades tão cedo.

A startup obteve permissão para testar sua frota de 180 carros autônomos na cidade de São Francisco. É a quinta empresa a conseguir tal feito por lá. Antes, seres humanos precisavam estar no interior dos veículos para supervisionar o processo, mas agora os testes podem ocorrer sem a presença deles, a uma velocidade de até 48 km/h. “É certo que em algum momento vamos vivenciar essa revolução, mas acredito que isso vá levar algum tempo. Não será em dez anos que vamos ter carros autônomos passeando pelas ruas, é um sonho distante ainda”, analisa Milad Kalume Neto, gerente de desenvolvimento de negócios da consultoria automotiva Jato Dynamics. “A produção de carros elétricos é um sonho mais real, por exemplo, até porque alguns países da Europa vão proibir carros movidos à combustão até o ano de 2030. A questão dos autônomos é mais difícil, poucas cidades no mundo permitem os testes desses veículos, mas isso não deixa de ser um movimento interessante da GM, mostra que a empresa está antenada com o futuro da produção e tem tecnologias avançadas para o desenvolvimento desses automóveis.”

A produção dos veículos autônomos deve acontecer na planta de Hamtramck, localizada em Detroit, nos Estados Unidos. Vale lembrar que, em 2019, a GM quase encerrou as atividades no local, que é considerado o berço da indústria automobilística norte-americana. Mas, no início de outubro, a planta ganhou sobrevida e passou a se chamar Factory Zero, após o anúncio de investimentos da ordem de 2,2 bilhões de dólares (12,4 bilhões de reais). A intenção é contratar 2.200 novos funcionários para a fábrica. Com isso, a marca quer produzir veículos com 100% de energia renovável até 2030 e tornar sustentáveis todas as suas plantas até 2040. 

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.