Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Taxa de juro do cartão de crédito cai pela metade após nova regra

Em vigor desde abril, a nova regra do Banco Central limita em até 30 dias o prazo de permanência do consumidor no crédito rotativo

Por Da redação
Atualizado em 4 dez 2017, 22h15 - Publicado em 4 dez 2017, 16h29

A nova regra de uso do rotativo do cartão de crédito derrubou as taxas de juros dessa modalidade de pagamento. Levantamento feito pela Abecs, associação que representa o setor de meios eletrônicos de pagamento, mostra que a taxa de juros ao ano caiu de 466,4% em março para 201,1% em outubro.

Em vigor desde abril, a nova regra do Banco Central limita em até 30 dias o prazo de permanência do consumidor no crédito rotativo. Depois disso, ele tem de quitar o débito ou migrar para outra modalidade de financiamento.

Segundo a Abecs, a queda na taxa de juros foi possível devido à mudança na matriz de risco da operação. Desde a implantação da regra, de março a outubro, o crédito movimentado pelo rotativo caiu de 16,8 bilhões de reais para 13,3 bilhões de reais.

No mesmo período, o valor das faturas atrasadas em mais de 90 dias caiu 13,4 bilhões de reais para 12,7 bilhões de reais. Com isso, o índice de inadimplência vem caindo todos os meses, atingindo 6,8% em outubro, o menor desde março de 2015.

O grupo de pessoas que costuma entrar no rotativo – cerca de 5% do total de usuários de cartão – tem trocado essa linha de crédito pela modalidade de parcelamento, que cresceu de 11,3 bilhões de reais para 16,4 bilhões de reais.

As compras com cartões de crédito e débito voltaram a crescer no 3º trimestre do ano, movimentando 308 bilhões de reais. O resultado é o maior desde o 2º trimestre de 2015, quando o setor avançou 9,4%, na comparação anual.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.