Tesouro e BC buscam normalidade após denúncias contra Temer
Instituições divulgaram comunicados nesta quinta-feira informando que monitoram impactos da notícia de áudio sobre Michel Temer e que tomarão medidas
O Tesouro Nacional e o Banco Central publicaram notas nesta quinta-feira afirmando que estão atentos ao mercado e que atuarão para manter sua plena funcionalidade. Os anúncios ocorrem após notícia de que Joesley Batista, um dos controladores do frigorífico JBS, gravou o presidente MichelTemer concordando com pagamentos para manter o silêncio do ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que está preso. As informações foram divulgadas pelo jornal O Globo na última quarta-feira.
O BC afirmou que segue monitorando o impacto das informações divulgadas pela imprensa. “Esse monitoramento e atuação têm foco no bom funcionamento dos mercados. Não há relação direta e mecânica com a política monetária, que continuará focada nos seus objetivos tradicionais”, disse a autoridade monetária.
O Tesouro informou que “permanece monitorando os impactos decorrentes dos fatos políticos mais recentes, e adotará as medidas necessárias para assegurar a plena funcionalidade e a adequada liquidez dos mercados”.
A expectativa generalizada do mercado é de forte impacto nos mercados de câmbio, juros e ações diante das perspectivas fortemente negativas para o governo e sua agenda de reformas econômicas.
(Com Reuters)