Fortaleça o jornalismo: Assine a partir de R$5,99
Continua após publicidade

Tire suas dúvidas sobre o IRPF 2018: como declarar bitcoins

As declarações poderão ser transmitidas até as 23h59 de 30 de abril

Por Da Redação
Atualizado em 1 mar 2018, 10h07 - Publicado em 1 mar 2018, 08h31
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O prazo para enviar a declaração do Imposto de Renda de 2018 para a Receita Federal começa hoje. As declarações poderão ser transmitidas até as 23h59 de 30 de abril.

    O site de VEJA, em parceria com a consultoria Sage Brasil, vai tirar dúvidas dos leitores sobre o preenchimento da declaração do Imposto de Renda de 2018. Envie sua pergunta para o e-mail VEJA-IR2018@abril.com.br.

    Veja abaixo as respostas sobre a declaração de Bitcoins no Imposto de Renda:

    Minha dúvida é sobre como devo preencher a aquisição de criptomoedas, mais especificamente o bitcoin. (Daniel).

    O saldo em criptomoedas, existentes no dia 31.12.2017, deve ser declarado em “Outros bens”, na ficha Declaração de Bens e Direitos, pelo custo de aquisição. Havendo alienação durante o ano-calendário e a soma das vendas excederem a 35.000 reais, o contribuinte deve apurar o ganho de capital  através do programa GCAP2017 e estará sujeito ao imposto de renda pelas alíquotas progressivas.

    Continua após a publicidade

    Como declarar pensão alimentícia por determinação judicial? (Nilson M.)

    O beneficiário da pensão alimentícia judicial precisa estar incluído na Declaração como alimentando. Se o pai paga pensão alimentícia para o filho, ele precisa incluí-lo na ficha “Alimentandos”, informando nome, data de nascimento e CPF, caso o alimentando tenha concluído 8 anos ou mais em 31.12.2017. Atenção: a mesma pessoa não pode ser incluída como alimentando e dependente.

     Como lançar valores recebidos de ações judiciais na declaração? (Rivaldo A. B.)

    Para saber se está ou não obrigado a declarar será necessário consultar a decisão judicial. Lá estão discriminados quais foram os valores a que eles se referem e se houve alguma retenção de imposto de renda na fonte. É importante observar que só deve constar do IRPF-2018 o que foi efetivamente recebido até 31.12.2017.

    No ano passado, fiz seis meses de estágio remunerado. A minha dúvida é se eu tenho que declarar o valor no IR. Se tiver, entra como rendimentos tributáveis ou isentos? (Fabio R.)

    O estagiário pode ser obrigado a fazer a declaração do Imposto de Renda. Tudo irá depender da natureza da atividade. Se a bolsa-auxílio de estágio pressupor prestação de serviços, isto é, a empresa está sendo beneficiada ao ter um profissional desempenhando atividades no dia-a-dia, esse rendimento é tributável e está sujeito à aplicação do imposto de renda. Informar o rendimento recebido na ficha Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoas Jurídicas.

    Se eu vender 2 imóveis, um com lucro e outro com prejuízo, posso compensar? (Pedro B.)

    Não, por não haver previsão legal para tal. Havendo lucro na alienação do imóvel o contribuinte deve apurar o ganho de capital e calcular o imposto de renda. Preencher o aplicativo GCAP2017 que ele irá apurar o ganho e o valor devido de imposto.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 9,98 por revista)

    a partir de 39,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.